Tratamento e prevenção para HIV/AIDS em Santa Maria passa por problemas Santa Maria registrou 1100 casos de AIDS desde 1989
O Rio Grande do Sul vai investir R$ 15 milhões anuais nos 64 municípios com maior incidência de casos de Aids no Estado. O anúncio foi feito na quinta-feira (15) na Capital. O Rio Grande do Sul é o primeiro estado brasileiro a destinar recursos próprios para o combate à doença, e os investimentos poderão ser aplicados em diferentes áreas - como na contratação de recursos humanos e aquisição de equipamentos.
Na Região Central foram incluídas Santa Maria, Santiago, Cachoeira do Sul, São Gabriel e Rosário do Sul. Em Santa Maria, atualmente cerca de 1600 pessoas realizam tratamento no Hospital Universitário, sendo elas tanto portadoras do vírus HIV como doentes de Aids. Até o final do ano passado, a demora entre o diagnóstico positivo e o início do tratamento pode levar até quatro meses.
Os valores do incentivo foram calculados com base na população de cada cidade, a partir do registro de novos casos registrados no ano de 2012. A verba será repassada em duas parcelas: a primeira em junho e a segunda a partir de setembro. Há dez anos o Rio Grande do Sul é o Estado brasileiro com a maior incidência de casos novos de Aids. Em Porto Alegre, a incidência média de casos da doença é cinco vezes acima da nacional. No total, o governo federal repassa ao Estado anualmente R$ 13 milhões para distribuição em 55 municípios.