Os prefeitos dos municípios gaúchos de Erebango e Tapejara vão pedir ajuda ao Governo Federal para a reconstrução de áreas atingidas pelo temporal há dez dias. Uma reunião envolvendo os prefeitos e Governo do Estado está marcada para esta quarta-feira (23), na sede do Ministério da Integração Nacional, em Brasília. A intenção é solicitar ajuda financeira para a reconstrução de áreas danificadas pela tempestade.
Um encontro nesta tarde no Palácio Piratini definiu as estratégias e um plano de ações para a distribuição de recursos nas cidades de Tapejara, Erebango, Três Palmeiras, Trindade do Sul e Lajeado do Bugre. Na reunião ficou definida a necessidade pontual de cada prefeitura e o plano do governo para atenuar os estragos. Como medida, o Piratini prometeu disponibilizar o aluguel social, obras de desobstrução de vias e o microcrédito aos atingidos.
Segundo a Defesa Civil, 125 famílias ainda seguem fora de casa. Para os municípios atingidos, o Estado já enviou telhas e cestas básicas, entretanto, falta mão de obra para reconstruir casas ou ajudar a construir residências para as famílias que não podem voltar para onde moravam.
Só em Erebango, segundo a Defesa Civil Municipal, 90% das casas já foram recuperadas com a ajuda de mutirões comunitários. Seis residencias foram completamente destruídas por causa do temporal.