A Polícia Civil de Santa Catarina investiga a morte de quatro homens por provável intoxicação em um terreno baldio do bairro Jardim Paraíso, na zona norte de Joinville, nesta segunda-feira. Todos foram encontrados deitados sob o sol, junto a restos de materiais de construção - dois estavam sem vida quando chegaram as equipes médicas, um morreu enquanto era levado para atendimento, e o outro, no hospital.
Uma das hipóteses, conforme o delegado Paulo Reis, é de que as quatro vítimas tenham ingerido alguma substância tóxica por engano. Outra possibilidade é de que alguém tenha manipulado bebida ou alimento com veneno e depois oferecido aos quatro. Numa primeira análise, a perícia não identificou qualquer sinal de violência nos corpos. Para a polícia, a prioridade é confirmar a causa das mortes.
- Já sabemos que eles costumavam beber com frequência naquele mesmo local e, a princípio, não perturbavam e não tinham inimizades com ninguém - diz o delegado.
Uma possível falência cardíaca provocada pelo excesso de álcool também não é descartada. Mas, na avaliação de Reis, é uma possibilidade pouco provável para ter sido fatal às quatro vítimas. Além do trabalho de necropsia, foram recolhidas várias garrafas de plástico e de vidro, a maioria de cachaça, para a procura de digitais e substâncias tóxicas.
As vítimas
- João Maria Alves dos Santos, 66 anos, aposentado
- Jairo Nascimento, 53 anos, caminhoneiro
- Gilmar Luiz Nascimento, 52 anos, mecânico
- O nome da quarta vítima, que aparentava ter aproximadamente 50 anos, não havia sido informado