O nome do South By Southwest é tão difícil de falar quanto é difícil explicar o que é o próprio evento. Providencialmente apelidado de SXSW, o evento - que começou na última sexta-feira e dura 10 dias - mistura palestras de grandes como Google, Facebook, Apple, Coca-Cola, Nike e Starbucks, com shows de centenas de bandas espalhados pela cidade de Austin, no Estado americano do Texas. Como se não fosse o bastante, tem ainda um festival de cinema com badaladas estreias mundiais e bem frequentados tapetes vermelhos, feiras de games e um festival de comédia, que traz o mito Bill Cosby, talvez o maior comediante vivo de stand up.
Nascido em 1987, o "south by" (como chamam os gringos) começou apenas como um festival de música, com bandas tocando por toda a cidade, mas cresceu. Algum desavisado pode entrar em um bar pensando em tomar uma cerveja e dar de cara com artistas como Jack White ou Dave Grohl tocando para menos de 50 pessoas. O clima informal do evento permite que você aperte a mão e converse com seus ídolos. Foi o que aconteceu comigo no ano passado, quando pude estar com os músicos George Clinton, Bootsy Collins, Action Bronson, Andrew W.K. e Wayne Coyne (The Flaming Lips), com os comediantes Reggie Wats e Sarah Silverman, e com o ator Michael Cera. 50 Cent, Snoop Dogg e o pessoal do Green Day também davam sopa pelos bares de Austin.
A música continua cada vez mais forte no SXSW, mas, desde a segunda metade dos anos 1990, o carro-chefe virou a tecnologia. Geeks, nerds e empreendedores digitais tentam um lugar ao sol todos os anos, apresentando seus apps para público e investidores. O Twitter surgiu aqui, em 2007. O Foursquare, aplicativo de localização, também apareceu no south by, em 2009. Este ano, as principais discussões são sobre mobilidade urbana (apps de carona estão em alta) e o fim do dinheiro (bitcoin e formas de pagamento pelo celular). Impressão 3D (inclusive de comida) e roupas inteligentes, como pulseiras que medem os batimentos cardíacos e sapatos que apontam a direção certa para casa, também estão em alta.
Essa verve tecnológica do evento (que tem um nome meio brega: interactive) atrai gente do mundo todo, interessada em saber como vai ser a vida no futuro. Este ano, são 50 mil credenciais vendidas, 212 das quais para brasileiros. A maioria vem do meio publicitário, que vai até o evento para antecipar as tendências em consumo, mídia e redes sociais.
Tudo parece muito organizado no papel, mas quando você está na 6ª Avenida, a principal de Austin, cercado de 400 mil pessoas correndo de um lado para o outro, percebe que o evento está muito mais para um carnaval do que para um congresso. Os shows, as estreias de filmes e as discussões acontecem ao mesmo tempo.
O festival é tão insano que você pode ter que escolher entre um show do Justin Timberlake, uma palestra do Al Gore ou a estreia do novo filme do Jim Carrey. Há quem sugira relaxar: você não vai conseguir assistir a tudo. Há quem tente correr de um lado para o outro da cidade para não perder nada. Mas, seja qual for a escolha de cada um dos milhares de jornalistas, publicitários, estudantes e empreendedores que desembarcarem em Austin esta semana, uma coisa é certa: o SXSW é uma espécie de faculdade dos sonhos, onde você tem aula com os melhores professores de dia e vai às melhores festas à noite.
Destaques desta edição
INTERACTIVE
- Kevin Bacon fala dos 20 anos da "Teoria dos Seis Graus", segundo a qual todos estamos separados por no máximo seis pessoas de qualquer outra no mundo
- Julian Assange, do WikiLeaks, fala via satélite sobre a vigilância e a liberdade na era digital
- Edward Snowden vai falar por videoconferência sobre vigilância na era digital e privacidade
MÚSICA
- Coldplay toca no iTunes Festival, evento que acontece pela primeira vez fora de Londres
- Willie Nelson, um dos mais conhecidos artistas de country e blues, é prata da casa e fará show
- Foster The People, uma das bandas mais badaladas de 2013, lança novo álbum este ano no evento
- Damon Albarn, vocalista de bandas como Blur e Gorillaz, lança seu primeiro disco solo
CINEMA
- Jason Bateman estreia como diretor em Bad Words
- Lançamento de Predestination, de Ethan Hawke
- Wes Anderson e o elenco do filme The Grand Budapest Hotel, que sai este ano, responderão perguntas
Quem estava lá
MARCIO CALAGE, Presidente da agência DM9sul
'' O que me faz vir é a ideia do SXSW de reunir em um só lugar debates, palestras e apresentações sobre três assuntos tão bacanas e importantes para o nosso dia a dia no trabalho: música, cinema e interatividade. É a chance de ficar atualizado sobre tudo que está surgindo em tecnologia, além da oportunidade de ver e ouvir gente muito interessante e diferente entre si, como Nicolas Cage, Snowden e Lady Gaga."
REGIS MONTAGNA, Diretor nacional de criação da agência Escala
'' Vim ouvir sobre comportamento dos millenials, wearables tech, como serão os escritórios no futuro e as relações trabalhistas. Também quero ver como administrar o e-commerce versus o conceito na moda, como monetizar um jornal no futuro e até como será o ser humano daqui a algumas décadas. Vim de cabeça aberta, preparado para voltar mudado daqui. Vim pra ouvir e aprender de tudo. Open mind."
TIAGO RITTER, Sócio fundador da agência W3haus
'' É a segunda vez que venho para o SXSW, a primeira como palestrante. O que me atrai a Austin é a constante sensação de que os comportamentos que irão mudar o mundo são debatidos aqui. Vou apresentar o Causa Brasil, uma plataforma sem fins lucrativos que monitora as causas reivindicadas nos protestos. Minha maior expectativa é com os painéis sobre o declínio do Facebook."