Depois de uma sessão de crossfit, fica fácil entender por que o ex-ginasta Greg Glassman escolheu nomes de tempestades para batizar as séries do treinamento. Aquela sensação de que um tsunami acaba de passar por você é a melhor metáfora para traduzir a intensidade do exercício.
Mas não se engane com o que você encontra em vídeos na internet. Não é preciso ser de aço para se dar bem no crossfit. A chave do treinamento é tomar consciência da sua própria força.
É que o crossfit tem como base o peso do seu corpo. Como são exercícios livres, a boa execução depende da postura correta. Eles reproduzem movimentos cotidianos, como agachar, deitar, erguer objetos. São exercícios funcionais.
- O objetivo é ajudar as pessoas nas atividades diárias, desde a dona de casa que precisa carregar as compras até o atleta olímpico que quer melhorar o condicionamento - resume o educador físico e crossfit trainer Juliano Barbosa.
Para isso,o treino mescla técnicas de levantamento de peso,ginástica olímpica e atletismo. Glassman desenvolveu o crossfit para melhorar o condicionamento físico de ginastas. O resultado foi tão bom que as forças armadas dos Estados Unidos incorporaram a técnica na formação dos soldados. Em 2000, Glassman criou a CrossFit Inc., empresa que certifica os treinadores da modalidade. Assim, a atividade foi se expandindo para o público em geral. Hoje, a CrossFit tem mais de 8 mil credenciados pelo mundo. No Brasil,são cerca de 120, apenas quatro no Rio Grande do Sul.
O sucesso do esporte, que ainda é novo por aqui, pode ser medido pela preferência de "fortões"como o consultor de vendas Tiago Pillar, 30 anos, que trocou a musculação pelo crossfit. Formado em Educação Física, Pillar já lutou boxe e jiu-jitsu, e diz ter encontrado no crossfit um exercício mais completo.
- Consigo trabalhar um grupo muscular maior na mesma série,e meu condicionamento aeróbico melhorou muito - diz Pillar.
Mulheres têm aprovado os resultados para a boa forma
Lutadores foram os primeiros a lotar boxes (como são chamados os locais credenciados na Crossfit) em busca de preparação física. Mas a procura de mulheres pelo esporte começa a chamar a atenção dos instrutores. O encantamento feminino é facilmente justificado pelo exemplo da administradora Carina Machado Pires, 27 anos. Ela começou a fazer aulas há um mês, três vezes por semana. Já perdeu quatro quilos, sem fazer dieta.
- É um exercício que estimula o corpo e a mente, e tem resultado físico a curto prazo - afirma Carina.
A variação de estímulo é o grande diferencial do crossfit, segundo o educador físico e crossfit trainer Rafael Merck Lopes. Diferente de uma academia convencional, a série muda a cada aula, o que coloca o aluno sempre diante de um desafio novo. Em vez de um circuito por aparelhos, o crossfitter realiza exercícios livres, usando cordas, argolas e caixas como acessório. E não há espelhos por todos os lados.
- A lógica do crossfit é do centro para as extremidades. Os exercícios trabalham principalmente com o abdômen e a lombar, que é a parte estrutural do corpo. A estética é uma consequência - explica Lopes.
Comunidade internacional
Artistas do Cirque du Soleil que se apresentam em Porto Alegre, Florence e Kanukai mantêm os treinos em dia por meio de academias credenciadas pelo mundo
Foto: Tadeu Vilani/Agência RBS
Além de um esporte,o crossfit é uma comunidade internacional.Como todos os credenciados pela CrossFit seguem a mesma metodologia, os boxes precisam atender a um certo padrão de excelência, as prescrições dos exercícios são passadas em inglês em qualquer parte do mundo, e o praticante pode manter a atividade onde estiver.
Essa é a proposta que permite a artistas como o britânico Kanukai Jackson,36 anos,e a francesa Florence Tabary, 35, manter a atividade no dia a dia.Em cartaz em Porto Alegre com o espetáculo Corteo, o casal do Cirque du Soleil já frequentou boxes na Alemanha, na Suíça, na França, na Inglaterra, na Itália, na Holanda e nos Estados Unidos.
- Conhecemos muitas pessoas ao redor do mundo por causa do crossfit. Se não tivéssemos ido aos boxes, ficaria mais difícil conhecer pessoas nos lugares por onde passamos - conta Florence.
Kanukai aderiu ao esporte há um ano e meio, em busca de um exercício que ajudasse a melhorar o preparo físico e fosse prazeroso. Florence começou um pouco depois. No espetáculo, o casal contracena enroscado em fitas, voando pelo palco.
- O show é mais fácil do que isso - sentencia Florence, enquanto Kanukai treina, literalmente, pesado.
Com pesos extras amarrados à cintura, Kanukai se esforça na barra, depois de uma série de levantamento de peso. A sessão terminaria com o artista jogando uma bola de 20 quilos para o ar, completando o movimento com um agachamento, que já servia de impulso para o próximo lançamento,e assim por diante. Para sofrer só de olhar.
- Estou tentando ser um atleta de crossfit, mas precisaria treinar muito mais para conseguir. O treino de um competidor é muito diferente - explica Kanukai, que participa do CrossFit Games, principal competição da modalidade.
As garotas
"The girls"são as séries nominadas que servem para gerar parâmetros de performance dos crossfitters. O aluno registra seu tempo em cada série em um caderno de notas. Assim pode acompanhar sua evolução ou comparar seu desempenho com o de outros praticantes. Greg Glassman afirma ter se inspirado na lógica do departamento meteorológico, que usa nomes de mulheres para batizar tempestades, pois, para ele, exercícios são como tempestades. Você pode conhecer Angie, Elizabeth, Eva, Fran, Grace, Helen, Linda, Nancy, Tabata e todas as "garotas"no site oficial da CrossFit, que disponibiliza vídeos de demonstração de cada série.
Acesse em crossfit.com
Como é uma aula
Começa com um alongamento e um aquecimento. A segunda parte é dedicada ao aperfeiçoamento técnico dos movimentos. Por fim, o professor prescreve o WOD (workout of the day, o treino do dia, em tradução livre).
- A dinâmica muda a cada sessão. Algumas séries têm um número estipulado de rodadas e o aluno é desafiado a fazer o máximo de repetições de um exercício durante 20 segundos, por exemplo. Outros treinos vão fixar um número de repetições a ser feito em cada exercício, e o aluno cronometra o tempo de execução.
- Os crossfitters mais bem condicionados farão mais repetições no tempo estipulado ou o número estipulado de repetições em menos tempo.
- As aulas ocorrem sempre em grupo, de modo que o praticante possa ter a marca do outro como estímulo. Todos são orientados a manter um caderno, no qual tomam notas de suas marcas para gerar parâmetros de performance.
10 capacidades
O crossfit trabalha sobre 10 aptidões físicas que podem ser melhoradas por meio de adaptações neurológicas e orgânicas
> Resistência cardiorrespiratória
> Resistência muscular
> Força
> Flexibilidade
> Potência
> Velocidade
> Coordenação
> Agilidade
> Equilíbrio
> Precisão
Boxes credenciados no Estado
PORTO ALEGRE
CrossFit POA
Lobo da Costa, 317, fone (51) 3519-6999
crossfitpoa.com
Sul CrossFit
Plínio Brasil Milano, 71, fone (51) 3273-0405
sulcrossfit.com
SÃO LEOPOLDO
CrossFit Totem 3
Felipe Mate, 252, fone (51) 8131-9878
NOVO HAMBURGO
CrossFit Mutantes
Victor Hugo Kunz, 751, fone (51) 8196-1496
- Custo das aulas varia de R$ 150 a R$ 400, dependendo do local escolhido e do número de sessões por semana que o aluno deseja fazer.