Porto-alegrenses que passeiam às margens do Guaíba na praia de Ipanema, na zona sul da Capital, neste fevereiro, encontram uma paisagem pouco diferente da que a que pode ser admirada em outras épocas do ano.
É que o nível do lago está abaixo da média histórica registrada no mês e as pedras, antes não vistas, agora saltam aos olhos.
De acordo com as medições do Serviço Geológico do Brasil (CRPM), às 7h desta quarta a régua marcava 0,12 m, enquanto o esperado para este período seria a marca de 0,5 m - isso significa que o Guaíba está apenas 12 cm acima do nível do mar.
No centro de Porto Alegre, a régua da Praça da Harmonia, instalada no Cais Mauá, apontava 0,35 metros nas medições desta quarta-feira. De acordo com o Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica (DNAEE), a média histórica do nível do Guaíba para fevereiro é 0,5 m.
A medição é diferente da realizada na Zona Sul e, como o "zero" da régua está seis metros distante do fundo do lago, significa que, no ponto em que a régua foi instalada, o nível do Guaíba é de 6,35 metros.
De acordo com a Somar Meteorologia, a chuva abaixo da média em Porto Alegre pode ter contribuído para que as águas tivessem, neste fevereiro, níveis mais baixos do que o normal. Nos últimos janeiro e dezembro, choveu em Porto Alegre apenas 75% do esperado para a época.
Além disso, de acordo com o engenheiro da Superintendência de Portos e Hidrovias Álvaro Martins, a pouca chuva em outras regiões, como a Serra e o Norte, também diminuíram o volume nas nascentes de rios que, como o Caí e o Jacuí, alimentam o Guaíba.
- O problema é mesmo a falta de chuva. Se ele é esparsa, a água acaba não se acumulando e provocando a redução nos níveis dos rios e lagos - afirma Martins.
De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), por enquanto, não há qualquer alarme para a possibilidade de racionamento de água na Capital. E, conforme a assessoria do departamento, as condições ainda não são adequadas para a proliferação de algas, que causam cor, gosto e cheiro diferentes em relação ao normal.
Neste mês, a chuva deve atingir o volume de 108,6 mm. Do início de fevereiro até esta quarta-feira, já havia chovido 77,4% do esperado. E a previsão é de que chova ainda até o fim do mês.
Medições
Nível do Guaíba está abaixo da média histórica registrada em fevereiro
Régua marca 0,12 m, enquanto o esperado para este período seria 0,5 m
Bruna Scirea
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: