Um barco do estilo catamarã encalhou por volta da 1h deste domingo a cerca de 50 metros do Farol de Itapuã, em Viamão, após colidir com uma grande pedra. A embarcação, contratada por uma pessoa física para fazer o passeio de pesca noturna, carregava pouco mais de 30 passageiros.
Segundo o Corpo de Bombeiros, acionado pelos próprios tripulantes, ninguém ficou ferido e - quando a equipe da corporação chegou ao local -, todos os passageiros já haviam sido resgatados por um barco pesqueiro acionado pelo proprietário do catamarã, Rudi Becker. Uma embarcação da Marinha também foi deslocada - mas também chegou ao local após o resgate realizado por alguns pescadores.
Becker, que trabalha no ramo há 13 anos, alega que perdeu o controle da embarcação por causa de uma pane elétrica que teria deixado toda a embarcação sem luz. Além disso, ventava muito durante esta madrugada. Segundo ele, houve um princípio de pânico no momento em que o catamarã ameaçou se inclinar.
- A gente tentou ligar de novo a luz mas não vimos a pedra e batemos. A tripulação se apavorou um pouco, mas logo acionei um amigo que ajudou no resgate das pessoas - explica Rudi.
Mesmo com a água atingindo parte do segundo porão (cerca de 3 metros de altura), Becker conduziu o barco até a Praia do Passarinho, onde atracou o catamarã. Segundo o piloto, toda sua habilitação está regulzarizada junto à Marinha, assim como a documentação da embarcação.
Segundo o morador da vila dos Passarinhos, Jéferson Luiz Muniz, o passeio noturno em Itapuã é algo corriqueiro.
- O pessoal paga uma quantia e eles ficam pescando durante a noite porque é mais fácil de encontrar bagres - relata.
Durante o início desta tarde, uma equipe da Marinha realiza uma inspeção na embarcação junto com o proprietário. Segundo o órgão naval, já foi aberto inquérito para investigar as causas do acidente.