Reforço do Inter para atuar com Willians e com Alex no meio-campo, o chileno Charles Aránguiz deverá ser apresentado pelo clube em Gramado. Aránguiz será emprestado pela Udinese ao Inter por um ano, com os direitos econômicos fixados em US$ 5 milhões (R$ 11,8 milhões). O jogador embarcou na noite de segunda-feira para a Itália, a fim de realizar exames médicos e, na volta da Europa, se apresentará ao clube gaúcho.
LEIA MAIS NO BLOG DUPLA EXPLOSIVA
- Estarei por alguns dias na Itália e, depois, viajarei ao Brasil para me integrar ao Internacional de Porto Alegre. Agora, espero fazer bem as coisas e ganhar um lugar de titular no Inter - afirmou Aránguiz, em entrevista ao jornal chileno Las Últimas Notícias.
Considerado o melhor volante em atividade no futebol chileno, o jogador de 24 anos disputou a última temporada pelo Universidad de Chile. Em 2011, o camisa 20 conquistou o Apertura, o Clausura e a Copa Sul-Americana ao lado de Eduardo Vargas, ex-atacante do Grêmio.
- Aránguiz é muito bom jogador. É destro, mas chuta bem com os dois pés. Cobra faltas, faz gols e tem liderança em campo - atestou o ídolo chileno do Inter Elias Figueroa.
- Aránguiz se dará bem no Inter. Tem um estilo de muita marcação, mas também sabe sair jogando. O Inter fez uma boa contratação - elogiou Figueroa.
Na equipe de Abel Braga, Aránguiz, chamado no Chile de "Príncipe Charles", herdará a camisa número 20 do zagueiro Jackson. Reserva da seleção chilena, será chamado para a Copa do Mundo. Assim, o volante deverá se integrar ao time nacional logo após a disputa do Gauchão.
- Aránguiz foi peça-chave nas últimas conquistas de La U - afirmou o repórter da Rádio ADN, Carlos Madariaga.
- Trata-se de um jogador moderno, que avança muito bem e que tem ótimo chute de média distância. Ele não chega a marcar tão forte como Fabián Vargas (colombiano, campeão mundial com o Inter), mas tem muita energia. Pode atuar também como armador, mas, é claro, não esperem que ele seja um D'Alessandro nesse ponto - ponderou o repórter chileno.
Madariaga faz apenas uma ressalva ao estilo de jogo de Aránguiz: a "teatralidade".
- Charles é muito teatral quando recebe uma falta. Se joga, grita, reclama. Não reclama tanto quanto o (também chileno) Valdívia, mas cobra muito a arbitragem e, às vezes, recebe cartão por causa disso - contou Carlos Madariaga.
Em sua última competição por La U, o Torneo Apertura, Aránguiz disputou 15 partidas e marcou sete gols. Recebeu um cartão amarelo e foi expulso uma vez. Em 2013, no total, ele fez 16 gols e recebeu 12 cartões amarelos. Com tatuagens espalhas pelos braços, Aránguiz leva no braço esquerdo a imagem de Jesus Cristo, com os seguintes dizeres:
- Não peça a Ele que resolva os problemas, peça fortaleza para enfrentá-los.
A ficha de Aránguiz
Nome: Charles Mariano Aránguiz Sandoval
Data e local de nascimento: 17 de abril de 1989, em Santiago (Chile)
Altura: 1m72cm
Peso: 70kg
Clubes: Cobreloa (2006/2009), Cobresal (por empréstimo, em 2007), Colo Colo (2009/2010), Quilmes-ARG (2010/2011) e Universidad de Chile (2011/2013)
Títulos: Torneo Clausura de 2009 e de 2011, Torneo Apertura de 2011 e de 2012, Copa Sul-Americana de 2011 e Copa do Chile de 2012
Número da camisa: 20