O temporal que derrubou postes e árvores e destelhou casas em Novo Hamburgo foi causado por uma nuvem grande e supercarregada, formada devido a uma área de forte instabilidade. A informação é do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe).
- Não foi nada de raro ou anormal. A região já estava em área de alerta meteorológico - disse a meteorologista do CPTEC, Maiane Araújo.
Segundo ela, é um padrão típico de verão: o calor - em Novo Hamburgo, ao fim da tarde, registravam-se 31ºC - e a umidade do ar tornaram a atmosfera muito instável e propícia a chuvaradas e ventanias. O fato de a cidade estar próxima à Serra Gaúcha também pode ter contribuído para a formação dessa nuvem. Não há frente fria circundando a região.
Em vídeo, veja imagens do início do temporal:
A nuvem convectiva, explica Maiane, é aquela que é muito desenvolvida verticalmente, carregando muito vapor d'água. Dentro dela, sobem e descem correntes de vento. Podem, inclusive, apresentar pedras de gelo no topo.
Não há previsão de que o fenômeno ocorra novamente nos próximos dias, embora o Rio Grande do Sul siga em estado de atenção. Em Novo Hamburgo, o temporal - que apesar de ter assustado a cidade, foi curto: durou cerca de 15 minutos - não chegou a diminuir significativamente a temperatura: de 31ºC, passou para 29ºC, média que deve permanecer durante o fim de semana.
Mau tempo
Temporal em Novo Hamburgo foi causado por nuvem supercarregada
Calorão e umidade colaboraram para a formação da nuvem, que carrega correntes de vento e muito vapor d'água
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: