A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) vai publicar, até o fim desta semana, o edital de licitação para compra de 31 veículos de resgate, que serão entregues ao Corpo de Bombeiros. São veículos equipados para o trabalho de atendimento das ocorrências nas estradas controladas pela empresa.
A EGR também vai ressarcir o Estado pelos gastos decorrentes do serviço e disponibilizar recursos para capacitação. Por mês, serão R$ 884 mil ao Tesouro do Estado, em contrapartida pelos serviços prestados pelos bombeiros.
Os recurso serão oriundos do orçamento da EGR com a arrecadação da tarifa dos pedágios nas rodovias que a empresa administra. Além disso, a EGR vai investir R$ 1 milhão na compra de equipamentos e materiais para o Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O serviço de resgate a vitimas será feito pelo Corpo de bombeiros a partir dos 28 pontos: Lajeado, Estrela, Bento Gonçalves, Encantado, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Santa Maria, Cachoeira do Sul, Restinga Seca, Caxias do Sul, Flores da Cunha, São Marcos, Passo fundo, Getulio Vargas, Erechim, Montenegro, Portão, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga, Parobé, Taquara, Santo Antônio da Patrulha, Viamão, Cidreira, Gramado e Canela.
Socorro médico
Segundo a EGR, Corpo de Bombeiros e Samu serão responsáveis pela preservação do socorro a vítimas de acidentes nas estradas. O serviço dos bombeiros ficará disponível em municípios onde as ambulâncias ficarão "estacionadas" para atendimento de ocorrências, e para atendimentos à comunidade local em eventuais emergências.
A Brigada Militar também deve lançar edital para contratação de mais 2 mil servidores, sendo 400 bombeiros.
Ouça a entrevista