O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea-RS) pretende vistoriar mil espaços ligados às festividades de Carnaval até o dia 31 de março. A operação, iniciada nesta semana, irá contar com 67 agentes fiscais distribuídos pelas 43 inspetorias do Conselho, no Rio Grande do Sul. As vistorias serão divididas em duas fases.
Na primeira etapa, os agentes irão até as prefeituras para solicitar uma lista com os locais que realizarão carnavais de rua e de clubes. A partir do dia 14 de fevereiro, inicia a segunda fase, que consiste em fazer as fiscalizações nos locais. O presidente do Crea-RS, Luiz Alcides Capoani, afirma que as vistorias pretendem orientar os promotores dos eventos, sem esquecer de verificar os itens de segurança:
"Tem que ter um projeto para execução da montagem das arquibancadas, os palcos, os camarotes, os carros alegóricos. Onde vai ter gerador, tem de ter um profissional para instalação do equipamento, um projeto de iluminação e instalações elétricas, sonorização. Os Planos de Prevenção Contra Incêndio (PPCI). Falta muita orientação", ressalta.
Os espaços que não apresentarem condições de segurança para o público serão notificados, e vão ter o prazo de dez dias para se readequar. Permanecendo as irregularidades, o Crea-RS aplicará uma multa que pode chegar a R$ 4 mil.