O Ministério da Fazenda autorizou nesta terça-feira o repasse de R$ 424,682 milhões para Porto Alegre, financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) por meio da Caixa Econômica Federal. A verba servirá para que a Prefeitura quite sua parte nas obras de mobilidade para a Copa do Mundo de 2014.
Segundo Urbano Schmitt, secretário de Gestão de Porto Alegre, o dinheiro será liberado em janeiro e deve destravar obras como a trincheira da Avenida Cristovão Colombo, o prolongamento da Avenida Severo Dullius e os corredores de ônibus nas avenidas Bento Gonçalves e Protásio Alves, que estavam sendo feitas com dinheiro do caixa da Prefeitura. A única obra de mobilidade que não será beneficiada imediatamente pelo financiamento é o corredor de ônibus da Avenida João Pessoa - mas a autorização para o repasse de verba para essa obra deve ser confirmado logo.
Mesmo que as reformas ganhem novo ritmo a partir de janeiro, apenas duas delas - o viaduto da Avenida Júlio de Castilhos e o entorno do Beira-Rio - devem ficar prontas até a Copa do Mundo.