Fazer da Porto Alegre invisível uma cidade convivível. Esse é o mantra que guia as intervenções do coletivo RUA - o Rastro Urbano do Amor - e que, pela segunda vez, irá transformar um patrimônio histórico em um patrimônio dos moradores. A ideia é promover a Ponte de Pedra e o seu entorno a palco de uma festa movida pela vontade de resignificar os espaços públicos, reunindo diferentes pessoas e as mais diversas atrações no próximo domingo, 10 de novembro.
Batizado de "Do Sonho Uma Ponte", em alusão a um texto de Fernando Sabino, o evento tomará conta do Largo dos Açorianos a partir das 18h. E atividades não irão faltar: terá sarau de poesias, varal de fotografias, slackline, encenações teatrais, cinema ao ar livre, apresentação de dança e projeções em 3D. Aos participantes, o ingresso custa apenas um sorriso no rosto e a boa vontade no coração. Todas as mostras são colaborativas, e todos os talentos, bem-vindos.
- Eu sempre digo que sou apenas uma articuladora que quer transformar a cidade através da arte. Mantemos sempre esse DNA de pertencimento dos locais públicos, porque acredito que esses espaços podem ser locais de troca afetiva e ganhar significado através de algo pacífico e lúdico. Realmente quero que Porto Alegre seja interessante para os seus moradores, afinal existem tantos talentos desconhecidos e locais inutilizados na cidade - explica uma das co-fundadoras do RUA, Heloísa Medeiros, 36 anos.
Ao lado do designer estratégico Luhcas Alves, 28 anos, a advogada - que hoje está mais próxima das produções culturais do que das jurisprudências - fundou o coletivo em abril do ano passado. A primeira ação foi inspirada em um projeto que começou em São Paulo: o "Aqui Bate Um Coração". Em uma madrugada de maio de 2012, Porto Alegre foi palco da intervenção que ornamentou monumentos urbanos com pequenos corações vermelhos.
Depois do sucesso da primeira empreitada, organizaram ainda a "Poesia Expressa", deixando belos versos escritos a giz em pontos da cidade (como o Capitólio e o Tutti Giorni), e o cinema ao ar livre na Praça da Matriz. E há pouco menos de um ano, nasceu a primeira edição do "Do Sonho Uma Ponte" - o qual reuniu mais de 300 pessoas. Mas, neste ano, a promessa é que o evento seja ainda maior: somente na página criada no Facebook, mais de 700 já confirmaram presença. É que, mais do que ocupar, eles querem fazer parte da cidade onde vivem.
Do Sonho Uma Ponte
Quando: Domingo, 10 de novembro, a partir das 18h
Onde: Largo dos Açorianos (Avenida Loureiro da Silva, 699)
Acompanhe mais informações no evento criado no Facebook
Do Sonho Uma Ponte
Coletivo urbano promove evento no Largo dos Açorianos, em Porto Alegre
Segunda edição do evento idealizado pelo grupo RUA deve reunir mais de mil pessoas no próximo domingo
Débora Ely
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: