Um idoso natural da Romênia foi resgatado pela Brigada Militar no final da noite de quarta-feira na Avenida Benjamin Constant, em Porto Alegre. O homem, identificado pela BM como Radu Dimitro, 86 anos, estava caminhando perdido na via quando foi abordado. A polícia chegou até ele depois de receber ligações de moradores da região.
A dificuldade na comunicação com o homem, que não fala nem português e nem inglês, levou os policiais a encaminhá-lo para a Polícia Federal (PF) no aeroporto Salgado Filho. No local, agentes da Infraero entraram em contato com a filha do ex-cônsul do país em Porto Alegre Ingrid Cioba. Ela conversou com Dimitro, que aparentava estar muito nervoso.
Segundo Ingrid, o homem teria dito que chegou na Capital há cerca de uma semana e saiu sem rumo após voltar para o hotel e ver que seu quarto estava ocupado.
Na PF, foi verificado que Dimitro não tem o registro de entrada no Brasil e a sua situação é investigada. Um agente da PF informou que no passaporte do idoso constam dois tickets de bagagem da companhia aérea Tam, com datas de 7 e 8 de outubro - a segunda referente ao desembarque no Estado. O idoso portava notas de real e da moeda romena.
A PF está em contato com o consulado romeno de São Paulo para resolver a situação, já que se trata de um idoso.