Com mais de 50 prêmios no Festival de Cannes, Washington Olivetto, publicitário e presidente e diretor de criação da WMcCann, fala nesta terça-feira, em Porto Alegre, no 1º Congresso Internacional do Varejo. Vai abordar exemplos de empresas que se adaptaram a mudanças e à forma como os clientes se relacionam com as marcas. Em entrevista a ZH, o presidente e diretor de criação da WMcCann comenta as alterações provocadas por novas ferramentas, como redes sociais, a adaptação das agências e dicas para profissionais e lojistas.
Novas ferramentas
Seja qual for o meio, o que vai continuar mandando é a grande ideia. Você pode ter uma mídia considerada como a mais atual, mas se não tiver uma grande ideia, não acontece nada. Nada vai desaparecer, tudo vai se interligar. Assim como a televisão não acabou com o rádio, com o cinema, as mídias vão sobreviver.
Profissional do presente
Nas agências de publicidade consideradas as melhores, a gente não tem mais o profissional analógico ou digital. Todo mundo faz desde anúncios para jornais até trabalhos para redes sociais, internet.
O componente juventude está cada vez mais na cabeça das pessoas. Eu tenho profissionais experientes, que estão fazendo coisas surgidas recentemente, e profissionais iniciando, que estão loucos para fazer comerciais de TV. Cada vez menos você terá o publicitário especialista e cada vez mais o homem de comunicação.
Agências de publicidade
Fazer publicidade ganhou uma concorrência enorme quando o consumidor passou a ser produtor de conteúdo. Todo mundo acordou comunicador, mas isso não significa que sejam bons. A cobrança subiu, mas isso é bom.
Classe C
Uma pesquisa feita há dois anos e meio demonstrou que as pessoas realmente estão fazendo sua primeira viagem, consumindo mais equipamentos eletrônicos. Os empresários adaptaram suas ideias. Uma campanha que fizemos recentemente para o crédito Bradesco mostra isso. Diz que com pequenas economias e crédito você realiza sonhos.
Força da imagem
Cada vez mais o varejo não vai poder se basear no preço. É preciso construir uma imagem. Isso sempre foi assim, mas está ficando mais forte.
Cultura como valor
A última pesquisa que nós lançamos foi sobre hábitos de consumo dos ricos. Normalmente, em um país intercontinental como o Brasil, os hábitos de consumo mudam mais nos dois extremos: na classe que está ascendendo e nos ricos. Os ricos querem ser percebidos como pessoas que têm dinheiro e cultura.
Dicas para empresas
A verdade se transformou na mais poderosa arma de vendas. Quanto mais verdadeira for a empresa na relação com o consumidor, mais bem-sucedida ela pode ser. Comunicação de igual para igual é mais efetiva.
Serviço
Congresso Internacional do Varejo
Local: Sheraton Hotel (Rua Olavo Barreto Viana, 18, Porto Alegre)
Horário: 8h30min às 17h30min
As inscrições estão encerradas