Com grande atuação do goleiro Dida e um gol do chileno Vargas, o Grêmio venceu o São Paulo e encerrou uma sequência de quatro jogos sem vitórias. Com isso, chegou aos 42 pontos na tabela de classificação, ultrapassou Botafogo e Atlético-PR e assumiu a vice-liderança do Brasileirão.
Na quarta-feira, 19h30min, o time de Renato volta a campo para um jogo de seis pontos contra o Atlético-PR na Arena.
PRIMEIRO TEMPO
Pela segunda vez consecutiva em São Paulo, Renato apostou no 4-3-3 com Vargas, Kleber e Barcos no ataque. Como já havia ocorrido contra o Corinthians, na quarta-feira, o trio de frente tentava abafar a saída de bola adversária. Mas a primeira chance de gol foi paulista. Aos dois minutos, Osvaldo passou como quis por Pará, cruzou na área e Alex Telles tentou afastar, mas acabou furando. Aí, Luís Fabiano dominou livre e obrigou Dida a fazer linda defesa.
O São Paulo fazia boa marcação e tinha maior posse de bola. Mas aos 11, o Grêmio deu o troco com Vargas. O chileno disparou pela ponta esquerda e invadiu a área, mas demorou a chutar e acabou desarmado pela zaga paulista.
Mas nem por isso os donos da casa deixaram de pressionar. Aos 13, Jadson dominou na entrada da área e chutou cruzado, rente ao canto esquerdo de Dida. Três minutos depois, após cruzamento na área, Saimon foi afastar a bola e acabou se chocando com o goleiro gremista. Após alguns minutos deitado no gramado recebendo atendimento médico, o arqueiro voltou ao jogo.
Por vezes, o Grêmio tentava o contragolpe pelas pontas. Aos 29, Kleber avançou pela direita e cruzou na área, mas nenhum gremista conseguiu chegar na bola para fazer o arremate.
Só que o São Paulo dominou os minutos finais da primeira etapa. Aos 37 minutos, Luís Fabiano, após receber lançamento de Jadson, dominou cara a cara com Dida e tentou encobrir. Mas o goleiro gremista, com reflexo, fez grande defesa e evitou que o camisa 9 abrisse o placar.
O Grêmio até teve uma chance com Kleber Gladiador, que, aos 40 minutos, invadiu a área e chutou por cima da meta de Rogério Ceni, na primeira finalização gremista no jogo. Mas, aos 42, quem quase abriu o placar foi a equipe paulista. Wellington driblou metade da defesa do Grêmio, deu uma meia-lua em Pará e chutou colocado. Mas aí Bressan desviou a bola pela linha de fundo e salvou um gol quase certo.
SEGUNDO TEMPO
Sem alterações no intervalo, o São Paulo seguiu pressionando o Grêmio no segundo tempo. Aos seis minutos, Jadson cobrou uma falta com perigo, rente ao poste esquerdo da meta gremista.
Mas aí apareceu a estrela de Dida. Com uma sequência de defesas importantes, o goleiro venceu o duelo com os atacantes do São Paulo. Aos oito, Luís Fabiano recebeu dentro da área e, quase sem ângulo, chutou de pé esquerdo para a defesa do camisa 1. Um minuto depois, Douglas invadiu a área, tentou driblar Dida, que tirou a bola com a ponta dos pés. E aos 12, Paulo Miranda pegou de primeira e chutou no canto para boa defesa.
O Grêmio apostava somente nos contra-ataques. E foi assim que conseguiu abrir o placar. Aos 22 minutos, o lateral-esquerdo Alex Telles avançou pela esquerda e fez belo cruzamento na área. Vargas subiu mais alto que a defesa e desviou de cabeça para abrir o placar no Morumbi.
O São Paulo seguiu pressionando. Mas Jadson e Ganso não conseguiam superar a defesa gremista. Talvez pelo cansaço da equipe, criticado por Muricy Ramalho ao longo da semana, uma reação não foi possível. Nos últimos minutos, Ganso cruzou na área e Luís Fabiano quase marcou.
Assim, o Grêmio conquistou três preciosos pontos fora de casa e segue na caça ao líder Cruzeiro.
FICHA TÉCNICA
BRASILEIRÃO - 29/9/2013 - 24ª RODADA
SÃO PAULO: 0
Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Toloi (Douglas, 30'/1ºT), Antônio Carlos e Reinaldo; Rodrigo Caio, Wellington, Jadson (Aloísio, 28'/2ºT) e Ganso; Osvaldo e Luis Fabiano.
Técnico: Muricy Ramalho
GRÊMIO: 1
Dida; Pará, Saimon, Bressan, Alex Telles; Souza, Riveros e Ramiro; Vargas (Paulinho, 45'/2ºT), Kleber e Barcos (Wendell, 37'/2ºT).
Técnico: Renato Portaluppi
Gols: Vargas (G), aos 22 min do segundo tempo.
Arbitragem: Héber Roberto Lopes, auxiliado por Alessandro Rocha Matos e João Patrício de Araújo
Cartões amarelos: Antônio Carlos, Luís Fabiano, Rogério Ceni (S); Kleber, Bressan, Saimon (G)
Público: 41.140 pagantes
Renda: R$ 502.961,00
Local: Estádio Morumbi, em São Paulo
PRÓXIMO JOGO - BRASILEIRÃO
02/10 - QUARTA-FEIRA - 19H30MIN
GRÊMIO X ATLÉTICO-PR