A entrada de uma massa de ar polar associada à umidade favoreceu a ocorrência de neve no Rio Grande do Sul. Pelo menos 25 municípios gaúchos registraram o fenômeno entre a noite desta segunda-feira e a madrugada de terça. Chamou atenção, além do número de municípios atingidos, a intensidade com que os flocos caíram.
O meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, acredita que o fenômeno possa ter sido até mais amplo do que se consegue comprovar por meio de estações meteorológicas, já que há relatos do fenômeno em cidades que não possuem essas unidades.
- Alguns blogs falam em mais de 30 cidades, algo que não duvido pela intensidade do fenômeno - comenta Oliveira.
>> Registrou o fenômeno? Envie fotos
Em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, nevou sem parar desde a 0h40min até perto das 8h. O fenômeno encobriu carros, canteiros e serviu de matéria-prima para a construção dos famosos bonecos de neve. E nem as baixas temperaturas afastaram os turistas e moradores das ruas. Todos queriam presenciar a queda dos flocos. Na região, também nevou em Cambará do Sul.
Neve encobriu São José dos Ausentes:
Veja galeria de fotos:
Em Caxias do Sul, na Serra, moradores invadiram a praça Dante Alighieri com celulares e câmeras fotográficas em punho para registrar o fenômeno. Os mais animados também montaram seus bonecos de neve sobre os carros. Os flocos foram vistos em bairros como São Ciro, Cruzeiro, Rio Branco, Universitário, Pioneiro, Vila ipê, Bela Vista, Santa Fé e Jardim América, além do distrito de Ana Rech.
Outros municípios serranos que presenciaram o fenômeno foram Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Vacaria, Bento Gonçalves, Antônio Prado, Farroupilha, Flores da Cunha, Veranópolis e São Marcos. Em Bom Jesus, a Brigada Militar confirmou o acúmulo de oito centímetros de neve nas ruas.
Saiba onde e por que nevou no RS:
SAIBA ONDE E PORQUE NEVOU NO RS
Confira as cidades gaúchas em que houve registro de neve entre a noite de segunda-feira e a manhã desta terça-feira, segundo a Somar Meteorologia. Entenda, também, os motivos que criaram condições para que o fenômeno ocorresse com tanta intensidade em diferentes regiões do Estado.