Quatro anos depois, a final foi a mesma da Copa do Mundo de 1986: Alemanha Ocidental x Argentina. O resultado em Roma-ITA, no entanto, foi o inverso. A seleção alemã de Lothar Matthäus se vingou da derrota no México e conquistou o tricampeonato. O único gol do jogo foi marcado por Andreas Brehme, de pênalti, aos 40 minutos do segundo tempo.
A Seleção Brasileira de Sebastião Lazaroni ficou nas oitavas de final, eliminada pela Argentina de Maradona e Caniggia em Turim.
- O futebol é infiel. No caso do Brasil contra a Argentina, na Itália. O Brasil chutou bola na trave, por baixo, o goleiro foi lá em cima... Aí, como o futebol é ingrato, o Maradona meteu uma bola no Caniggia e ele fez o gol. O único do jogo, o da vitória - conta Ruy.
Para conhecer um pouco mais da história daquela Copa, confira o projeto multimídia Ruy de todas as Copas.
O site especial resgata as lembranças do Professor, que cobre jornalisticamente os Mundiais desde 1966, na Inglaterra. A cada história contada por Ruy, um infográfico é lançado, no qual pode-se conferir dados e estatísticas das seleções participantes de cada edição do torneio.