Mais de 21 mil veículos que circulam diariamente pela Avenida Vicente Monteggia, na zona sul de Porto Alegre, terão de aguardar pelo menos até 2014 para uma solução aos congestionamentos da via. A obra na avenida, que serve como acesso para a área rural e turística de Porto Alegre, foi inscrita no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 e aguarda a liberação do financiamento. A expectativa da prefeitura é de que a resposta do governo federal chegue antes do final deste ano.
- É uma via estruturante e, por isso, torna-se um projeto essencial para a Zona Sul, que vive um expressivo crescimento populacional devido ao aumento das construções - afirma o titular da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), Mauro Zacher.
>> Veja mais detalhes do projeto
Com o tráfego de mais de 2,5 mil carros, ônibus e motos nos dois sentidos somente nos horários de pico, a avenida se transformou em um gargalo para a região.
Ideia era incluir a duplicação no pacote da Copa de 2014
A duplicação dos três quilômetros de extensão da via - entre as avenidas Cavalhada e Rodrigues da Fonseca - chegou a ser incluída nas obras previstas para a Copa 2014, mas não foi contemplada pelos recursos disponíveis na época.
Com o projeto já concluído, a expectativa da Smov é de dar início aos trabalhos assim que a verba for liberada. Ou seja: veículos devem dar lugar às máquinas a partir do ano que vem.
O plano, com custo total de R$ 56 milhões, ainda inclui a criação de uma ciclovia e calçadas com acesso a cadeirantes.
Também estão previstas para serem incluídas no financiamento do PAC 2 obras na Edgar Pires de Castro e na Coronel Marcos. Por enquanto, aos moradores da redondeza resta sair de casa mais cedo e ter paciência para chegar mais tarde.