Um diplomata americano deve desembarcar em Porto Alegre nos próximos meses para chefiar a equipe que irá preparar o terreno para a reabertura do consulado dos Estados Unidos na Capital.
O grupo de 10 pessoas, que vai se instalar em um escritório temporário, cujo local ainda não está definido, será responsável pela análise de casos especiais de visto e pelo recrutamento de cerca de 50 profissionais brasileiros que, futuramente, atuarão na repartição junto a 30 norte-americanos.
A vinda do oficial depende apenas da locação dos imóveis residencial e comercial, que irão abrigar a estrutura provisória. A informação é do advogado Marcino Fernandes Rodrigues, responsável por coordenar o processo envolvendo os empreendedores e o governo americano.
Mas os gaúchos que planejam viajar aos Estados Unidos possivelmente terão que esperar um pouco mais para economizar os valores despendidos hoje para obtenção de visto em São Paulo (R$ 1,5 mil, aproximadamente).
A previsão inicial indicava abertura do consulado em Porto Alegre em 2014. No entanto, Rodrigues admite que o prazo pode ser estendido para o primeiro trimestre de 2015.
Segundo o advogado, as eleições americanas no final do ano passado e o grau de complexidade do projeto da representação diplomática, devido a exigências relacionadas com segurança, são alguns dos fatores que interferiram no andamento.
A Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) estima um aumento de 20% no número de vistos para gaúchos após a abertura do consulado. O percentual tem como base as desistências registradas pelos operadores, por conta da despesa gerada pela necessidade do deslocamento até São Paulo.
A sede do consulado americano na Capital será na Avenida Assis Brasil, 1.889. Com 7 mil metros quadrados e quatro níveis, a estrutura, conforme o advogado Marcino Fernandes Rodrigues, terá status de embaixada. Além da agência consular, o local abrigará departamentos de agricultura, comércio e cultura.
O objetivo do governo americano é estreitar relações com o Estado, ampliando negócios, vistos e intercâmbio. Por enquanto, os valores investidos estão mantidos sob sigilo.
- Será uma estrutura robusta, que irá surpreender os gaúchos e também refletir nos Estados do Paraná e Santa Catarina - adianta Rodrigues.
HISTÓRICO
- Porto Alegre sediou consulado americano de 1918 a 1996, liberando cerca de cem vistos por dia.
- O anúncio da reabertura foi feito em abril do ano passado, pela secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton.
- Foram analisados 35 endereços na Capital, num processo que durou cerca de seis meses. A estrutura locada do Grupo Feijó funcionou, por muitos anos, como um supermercado, na Assis Brasil.
- A expectativa é de que sejam emitidos, diariamente, entre 500 e 1 mil vistos.
- Com duração de nove anos e onze meses, o contrato de locação do imóvel foi assinado no dia 22 de janeiro, durante cerimônia no Hotel Sheraton, pelo embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon.