O atraso na duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, a Beira-Rio, somado à construção do Viaduto da Pinheiro Borda e ao início das obras do corredor de ônibus da Padre Cacique gera transtornos aos moradores da zona sul da Capital. E também àqueles que acessam a região.
Isso porque as três obras, que fazem parte do pacote de obras para a Copa de 2014, ocorrem simultaneamente. Deixam os motoristas sem alternativa e causam longos congestionamentos nos horários de pico.
Desde meados de março, quando o corredor de ônibus da Padre Cacique começou a ser construído, o empresário Vilney Riter passou a sentir as consequências do alto fluxo de veículos.
Morador da Zona Sul há mais de uma década, local que escolheu pela calma e fluidez de suas vias, o empresário agora tem que refazer sua programação diária para chegar a tempo ao trabalho:
- Antes eu levava em torno de 18 minutos para ir da minha casa até o Centro. Agora levo o dobro do tempo para fazer o mesmo trajeto devido ao congestionamento que pego ao longo das vias.
O atraso nas obras do trecho 3 da duplicação da Edvaldo Pereira Paiva é um dos grandes responsáveis pelos transtornos. A previsão inicial de conclusão da obra - março de 2013 - teve que ser adiada por tempo indeterminado.
O principal motivo do atraso, conforme o secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Urbano Schmitt, foi a readequação do espaço da nova sede da Escola de Samba Imperadores.
Mesmo sem dar previsão de término, Schmitt garante que até o final do ano a duplicação estará concluída.
A rota que estava sendo usada como alternativa para os motoristas era a Avenida Padre Cacique. Porém, desde março a via começou a receber as obras para a implementação de um corredor de ônibus, o que reduziu o espaço para o trânsito de veículos na avenida.
A falta opções para os motoristas, já que as duas vias estão parcialmente bloqueadas, é a causa dos engarrafamentos, afirma diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari.
Para reduzir o transtorno, a empresa optou por restringir os horários das obras:
- Como uma via é a alternativa da outra, agora que há obra nas duas o trânsito fica mais lento, pois o motorista não tem opção. A medida que adotamos para facilitar o fluxo foi alterar os horários de trabalho dos funcionários, reduzindo os canteiros de obras e liberando as vias em horários diferentes.
Somado a essas duas obras, a construção do Viaduto da Pinheiro Borda, que iniciou em agosto de 2012, colabora com o congestionamento no local. Apesar das medidas adotadas pela EPTC, a melhor opção ainda é evitar as avenidas nos horários de pico, alerta Cappellari.
O que causa a tranqueira
Duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) - Trecho 3
Foto: Ronaldo Bernardi É um dos trechos da duplicação dos 5,8 quilômetros da Avenida Beira-Rio. O Trecho 3 abrange 2,2 quilômetros que vão desde o Parque Marinha do Brasil até o Viaduto da Pinheiro Borda.
Início: março de 2012
Previsão de término: até o final de 2013
Viaduto da Pinheiro Borda
Foto: Ronaldo Bernardi
Irá conectar importantes vias a pontos como a rodoviária, o aeroporto Salgado Filho e a rede hoteleira, além de representar um dos principais acessos do Centro à zona sul da Capital.
Início: agosto de 2012
Previsão de término: abril de 2014
Corredor de ônibus da Avenida Padre Cacique
Foto: Ronaldo Bernardi
O plano prevê uma via de 1,592 quilômetro - que vai da Avenida Pinheiro Borda até a Avenida José de Alencar - com duas faixas de circulação para os veículos e um corredor exclusivo para os ônibus.
Início: março de 2013
Previsão de término: fevereiro de 2014