Sem alvará de funcionamento e sem plano de prevenção contra incêndio, a prefeitura de Pelotas, no sul do Estado, interditou sete clubes que teriam bailes de Carnaval neste feriadão. Pela manhã, foi confirmada a interdição do Gonzaga, DC eventos, Brilhante, Diamantinos e Caixeiral. À tarde, o Dunas e o Parque Tênis também foram fechados.
Segundo a superintendente de uso e ocupação do território da Secretaria de Gestão e Mobilidade Urbana, Laura Lang Viana, a fiscalização, que começou na quarta-feira, continua na tarde desta sexta-feira.
- Realizamos essa vistoria por precaução nesta época de Carnaval, onde há grande aglomeração de pessoas em locais fechados - afirma.
Inicialmente, os clubes haviam sido totalmente interditados. Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, a prefeitura e os bombeiros liberaram a ocupação de pessoas nas piscinas e em outros locais onde não há risco. Apenas os salões estão fechados.
Os bailes de Carnaval foram todos suspensos. Os locais só poderão abrir as portas quando estiverem com o alvará da prefeitura e dos bombeiros regularizados.
O Carnaval de rua de Pelotas ocorre nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, e 1º, 2 e 3 de março.
Contraponto: o que dizem os clubes
Sérgio Van der Lan, presidente do Clube Brilhante
"Nós não tínhamos conhecimento da obrigatoriedade do alvará, pois os clubes aqui de Pelotas não pagam IPTU. O salão em que seria realizado o Carnaval tem 54 extintores, mas apenas uma porta com saída de emergência. O clube Brilhante existe há 102 anos e a prefeitura nunca cobrou nada disso. Teremos um prejuízo de 50 mil reais com a suspensão do Carnaval. Agora, irei regularizar tudo para que ainda possa ter o baile"
Manoel Juarez Andrade, presidente do Clube Caixeiral
"Entramos na justiça com medida liminar provisória para desinterditar o clube de acordo com as condições. Tá certo exigir toda a segurança, mas tem que ter um prazo para regularizar, não fechar os clubes de imediato. O clube é tombado em patrimônio histórico e a Secretaria da Cultura diz que não posso fazer as aberturas invertidas que os bombeiros exigiram. Um lei vai de encontro com a outra. As autoridades tem que resolver"
Luís Antônio Rocha, presidente do Clube Gonzaga
"Estamos aguardando a segunda vistoria dos bombeiros. Fizemos alguns ajustes que eles solicitaram, como luzes para as saídas de emergência, conserto nas portas corta-fogo, sinalização. Estamos juntando o material para obter o alvará de localização. É muito documento. O clube tem três bailes agendados: para domingo (infantil), segunda (adulto) e terça (infantil). O Gonzaga tem 48 anos e realiza baile de Carnaval há mais de 40"
Procurados pela reportagem de Zero Hora, ninguém foi encontrado para responder pelo DC Eventos. Já o Diamantinos prometeu se manifestar à tarde.
Procurado por ZH, o Dunas informou que não tinha baile de carnaval agendado para este final de semana. Ninguém do Parque Tênis foi encontrado para se manifestar sobre a decisão.
Sul do Estado
Prefeitura de Pelotas interdita sete clubes que teriam bailes de Carnaval
Gonzaga, DC eventos, Brilhante, Diamantinos e Caixeiral estavam sem alvará de funcionamento e sem plano de prevenção contra incêndio
GZH faz parte do The Trust Project