Cerca de 50 pessoas bloquearam a estrada que liga Ajuricaba a Palmeira das Missões (RS-514), em Ajuricaba, no noroeste do Estado. O protesto iniciou às 6h30min desta quarta-feira e se encerrou por volta do meio dia, impedindo que máquinas de uma empresa contratada pelo Daer fossem retiradas da pista.
De acordo com os organizadores do bloqueio, foram prometidos melhorias em um trecho de 40 km da rodovia de terra, porém, após um mês de reparos, apenas 7 km da estrada foram melhorados. Quando os moradores de Ajuricaba, em sua maioria produtores rurais, perceberam que a empresa estava se retirando da cidade, trancaram a pista.
- Nos prometeram a abertura das laterais, o encascalhamento e a compactação da pista. Estamos prestes a mais uma colheita e não tem condições de escoar a produção desse jeito - relata um dos organizadores do movimento, o produtor Renato Heck, 31 anos.
De acordo Heck, nesta quinta-feira, às 11h, será realizada uma audiência, em Porto Alegre, entre o grupo de manifestantes, o Daer e a empresa que está realizando os reparos na RS-514. Por isso, o bloqueio foi mantido até o meio dia desta quarta-feira.
- O nosso objetivo foi alcançado, então, decidimos liberar a pista - salienta Heck.