Aproveitando a estreia do filme chileno No, estrelado por Gael García Bernal, ZH lista 10 outros filmes além do novo longa do diretor Pablo Larraín que falam sobre a ditadura militar que derrubou o presidente Salvador Allende e levou ao poder o general Augusto Pinochet, entre 1973 e 1989:
1. "A Batalha do Chile" (1975 - 1980)
Monumental documentário de Patricio Guzmán dividido em três partes, narra em detalhes todo o processo político pelo qual o país passou entre os anos 1960 e 70.
2. "Chove sobre Santiago" (1976)
Chileno exilado na Hungria, Helvio Soto realizou no calor da hora este drama sobre um homem que dirige um carro por Santiago enquanto a história do país acontece pelas ruas.
3. "Missing - Desaparecido" (1982)
Costa-Gavras ganhou um Oscar de roteiro adaptado (o livro original é de Thomas Hauser) ao contar a história de um jornalista norte-americano que some ao descobrir a participação da CIA no golpe de 1973.
4. "Acta General de Chile" (1986)
Referência da produção chilena, o diretor Miguel Littin volta e meia fala sobre a ditadura (o fez com o recente Dawson Ilha 10, de 2010). Este documentário inspirou Gabriel García Márquez a escrever A Aventura de Miguel Littín Clandestino no Chile.
5. "A Casa dos Espíritos" (1993)
Este melodrama social adaptado da obra de Isabel Allende tem grande elenco (Jeremy Irons, Meryl Streep, Glenn Close) e é dirigido por Bille August (de Pelle, o Conquistador).
6. "Machuca" (2004)
Drama que projetou o diretor Andrés Wood (de Violeta Foi para o Céu), narra a chegada de um aluno pobre a uma escola rica durante o governo Allende e suas consequências após o golpe que levou Pinochet ao poder.
7. "Condor" (2007)
Bom documentário do brasileiro Roberto Mader, investiga a cooperação entre as ditaduras do Cone Sul. Alguns dos melhores trechos mostram personagens envolvidos com a violência institucional de Pinochet.
8. Rua Santa Fé (2007)
Viúva de líder da resistência morto pela ditadura, Carmen Castillo conta sua história neste documentário. O drama pessoal do diretor German Berger, que teve o pai assassinado por militares, também guia Mi Vida con Carlos (2010), título de abordagem semelhante a este Rua Santa Fé.
9. "Tony Manero" (2008)
Com este impactante drama sobre a vida de um fã de Os Embalos de Sábado à Noite (1977), Pablo Larraín deu início a sua trilogia sobre o tema, também composta por Post Morten (2010) e, agora, No (2012).
10. "Nostalgia da Luz" (2010)
Patricio Guzmán volta ao tema 30 anos após A Batalha do Chile, mas abordando as feridas da repressão a partir dos cemitérios clandestinos usados pelos militares no deserto de Atacama - onde, paradoxalmente, a atmosfera é tão pura que os astrônomos consideram a região a melhor para a observação das galáxias mais distantes.