As primeiras e históricas palavras ditas pelo astronauta americano Neil Armstrong, morto no sábado aos 82 anos, teriam sido mal interpretadas após se tornar o primeiro homem a pisar na Lua, em 1969. À época, ele disse:
- É um pequeno passo para "o" homem e um salto gigante para a humanidade.
No entanto, durante uma reunião comemorativa do 30º aniversário do feito, em 1999, afirmou que ele mesmo havia escutado suas palavras da transmissão do dia 20 de julho de 1969. E uma palavra seria diferente.
- Disse um pequeno passo para "um" homem. Pensei que havia dito isso. Não pude ouvir quando escutei a transmissão de rádio aqui na Terra, de modo que ficaria feliz se colocassem entre parênteses - afirmou, em 1999, Armstrong.
Apesar de ninguém no mundo ter escutado "um" na frase, uma investigação respalda a afirmação do astronauta. Em 2006, uma análise computadorizada encontrou evidências de que ele teria dito o que afirmou em 1999.
Peter Shann Ford, um programador australiano, analisou as ondas sonoras e achou uma que teria sido a palavra citada por Armstrong. A onda durou 35 milissegundos, tempo muito curto para ser ouvida. O curador espacial do Instituto Smithsoniano Roger Launius estudou a prova e creditou convincente. A Nasa também respaldou o astronauta:
- Se Neil Armstrong disse que falou "um", ao que nos toca, foi assim - afirmou o porta-voz da Nasa Michael Cabbage.
Confira imagens recuperadas pela Nasa da chegada do homem à Lua: