"Passava das 15h quando Rosane de Oliveira entrou no prédio da Zero Hora, na Avenida Ipiranga. O terninho azul claro, a maquiagem suave e a sapatilha preta que ela vestira às sete e quinze da manhã continuavam intactos. Adentrou a sala privativa ao fim da Redação já se desculpando pelo atraso:
- Minha rotina é sempre essa correria."
Assim começa o texto que, combinado às impressões deixadas pela candidata na entrevista com jurados do concurso, valeu a Camila Requião Faraco a vitória na quarta edição do Primeira Pauta.
Como prêmio, a pelotense de 23 anos, aluna do quinto semestre do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), acompanhará uma equipe de Zero Hora em uma grande reportagem até o final do ano. Mas Camila ainda não sabe da conquista - ZH guardou a revelação para esta edição dominical.
Então, Camila - peço a permissão aos demais leitores para endereçar a esta futura profissional as próximas palavras -, saiba que estamos contentes e seguros em relação à escolha.
Você, que já havia se destacado na segunda etapa do concurso, com uma reportagem sobre seu conterrâneo José Carlos Morais, médico que foi o primeiro brasileiro a jogar tênis em cadeira de rodas; você, que na entrevista se mostrou uma leitora versátil e voraz (vai da realidade jornalística ao realismo mágico de Gabriel García Márquez e Isabel Allende, com olhos atentos também para temas tão diversos como política, saúde, cultura, economia, comportamento, mundo); você, que parece ter maturidade para lidar com sua condição de desbravadora (sua turma é a primeira do Jornalismo da UFPel); você, que nos comoveu ao expressar sua emoção em participar do concurso; você, Camila, na última prova, que consistia em escrever o perfil de um dos colunistas de Zero Hora, nos fez acreditar que reúne virtudes bastante prezadas na Redação: o texto limpo e escorreito (como se diz aqui dentro, "pronto para baixar"), a capacidade de ambientar o leitor, a arte de encadear passado e presente do entrevistado, a sensibilidade para pescar as frases que definem a personalidade do perfilado, a ciência de que a história de alguém não deve ser contada apenas por uma voz.
Estamos ansiosos por acompanhar sua primeira pauta em ZH.
O segredo da estudante
Por Rosane de Oliveira, colunista de Política
Quando a Camila me entrevistou para escrever o perfil que era sua tarefa no teste final do concurso Primeira Pauta, tive a certeza de que estava diante de uma jornalista de futuro. A segurança nas perguntas, a precisão na construção das frases, a atitude da estudante que já tinha passado na peneira da seleção e impressionado o júri, indicavam a qualidade do seu trabalho.
Quase no fim da entrevista, Camila me perguntou sobre livros e aí eu descobri o segredo dela. Filha de uma professora de literatura, Camila é uma jovem que lê jornais, revistas e, principalmente, livros. Que gosta de Gabriel García Márquez e sabe o valor de uma história bem contada. Por acreditar no poder da leitura para melhorar a escrita, aposto que a vencedora do Primeira Pauta será uma profissional bem-sucedida e fará a diferença no jornalismo.