Com o fim da greve dos professores, que estavam parados desde 13 de julho, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) espera iniciar as aulas do segundo semestre no próximo dia 20. Mas a confirmação só deve ocorrer depois desta sexta-feira, prazo final para que os chefes de departamento finalizem as notas do primeiro semestre. Assim, será possível efetuar as matrículas durante a próxima semana, retomando as aulas no dia 20.
O calendário original previa o retorno na última segunda-feira, dia 6. Segundo a UFRGS, a recuperação das aulas perdidas ainda não foi definida. Como o primeiro semestre já havia se encerrado na maioria dos departamentos, a recuperação deve se limitar ao segundo semestre.
Mesmo com o retorno dos docentes, os estudantes devem enfrentar transtornos na volta das aulas. Os servidores da universidade ainda mantêm a greve, o que deve comprometer o atendimento nas secretarias, bibliotecas e restaurantes universitários. Não há perspectiva para o fim da paralisação, iniciada há dois meses.
Também continuam em greve os professores das universidades federais do interior do Estado, como a Furg, a Unipampa, a UFSM e a UFPel. Os professores destas instituições são filiados ao Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), que rejeitaram a proposta do governo de reajustes de 25% a 40% entre 2013 e 2015.
Fim da greve
Aulas na UFRGS podem ser retomadas no próximo dia 20
Matrículas para o segundo semestre devem ocorrer durante a semana que vem
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: