A África do Sul inaugurou neste sábado o mais novo monumento de Nelson Mandela, localizado em uma estrada rural, no lugar exato onde Mandela foi preso há 50 anos, por sua luta contra a dominação dos brancos.
Mandela, agora com 94 anos, foi preso no dia 5 de agosto de 1962, próximo à cidade de Howick, pouco depois de fundar o braço armado do Congresso Nacional Africano (CNA).
A escultura, feita com 50 barras de aço de entre 5 e 10 metros de altura, supera um modesto monumento construído neste mesmo lugar em 1996.
- A parte frontal da escultura é um retrato de Mandela com barras verticais que representam sua prisão - disse o idealizador do monumento Marco Cianfanelli.
- Quando alguém caminha ao longo da escultura, esta irradia um raio de luz, o que simboliza o levante político de muitas pessoas e a solidariedade - acrescentou.
Nas árvores que delimitam o caminho de 35 metros que conduz ao monumento, estão escritas palavras como "negociador", "valente" "homem de Estado", "líder", "camarada preso" e "caráter".
O presidente sul-africano Jacob Zuma inaugurou a escultura em meio aos aplausos da multidão.
- Devemos incentivar as novas gerações a visitar este lugar porque os que o visitarem se sentirão inspirados - disse Zuma.
Os 50 anos da prisão de Nelson Mandela "lembram o país do longo caminho que este percorreu", disse Verne Harris, do Centro da Memória de Nelson Mandela.
Mandela "vive agora na África do Sul democrática, enquanto há 50 anos teve que lutar pela liberdade. Apesar de ainda termos muitos desafios e a realidade de muitos sul-africanos continuar sendo difícil, já percorremos um longo caminho".
Homenagem
África do Sul lembra os 50 anos da prisão de Nelson Mandela
Presidente Jacob Zuma inaugurou escultura em meio aos aplausos da multidão
GZH faz parte do The Trust Project