Depois de uma manhã de tempo encoberto e chuva na Metade Norte, o sol apareceu à tarde na maioria das regiões, mas não ajudou a elevar muito a temperatura. A máxima, à tarde, chegou a 22,5°C, em Campo Bom, no Vale do Sinos, depois do dia começar com mínima de 4°C, em Santa Vitória do Palmar, depois de seis dias consecutivas com mínimas abaixo de 0°C. Em Porto Alegre, os termômetros oscilaram entre 12°C e 21,1°C.
Um bloqueio atmosférico e a chegada de uma frente fria devem provocar condições de tempo distintas nesta terça-feira no Rio Grande do Sul. O dia começará com sol e temperaturas em elevação em grande parte do Estado. Mas, no período da tarde, áreas de instabilidade provocarão chuva de fraca intensidade entre a Fronteira Oeste e a Campanha, enquanto a Metade Norte seguirá com tempo seco e predomínio do sol.
O frio continuará perdendo intensidade com o deslocamento para o oceano da massa de ar polar que provocou as gélidas temperaturas da semana passada. As mínimas devem ficar na faixa dos 6°C, na Serra, dos 11°C, na Região Metropolitana, e dos 14°C, no Sul. As máximas alcançarão os 24°C no Oeste do Estado.
Essas condições devem se manter na quarta-feira. A chuva vai se intensificar, alcançando também o oeste e o centro, inclusive a Região Metropolitana. No Litoral Sul e na Fronteira Oeste são previstos acumulados de mais de 20 milímetros e podem ocorrer temporais com ventos fortes e granizo. Mas o Alto Uruguai, o Planalto Médio, a Serra e o Litoral Norte continuarão com tempo seco e sol entre muitas nuvens. As temperaturas subirão mais um pouco e na maioria das regiões os termômetros devem oscilar entre 15°C e 27°C.