A Defesa Civil do Estado enviou, na manhã deste sábado, 16, caminhões-pipa que serão usados no auxílio a 16 dos municípios gaúchos mais afetados pela estiagem.
Os veículos, alugados, partiram do Anfiteatro Pôr do Sol, na Capital, depois de uma reunião técnica com as últimas instruções.
De acordo com a assessoria de comunicação da Defesa Civil, as equipes usarão os caminhões para reestabelecer o serviço essencial de abastecimento de água à população, especialmente nas áreas rurais.
Os municípios que receberão a ajuda humanitária são Sobradinho, Segredo, Rosário do Sul (dois caminhões), Aceguá, Bossoroca (dois caminhões), Porto Xavier, Campinas das Missões, Vila Flores, Esmeralda, Ipê, Manoel Viana, Rio Pardo, Dilermando de Aguiar, Encruzilhada do Sul, Santa Tereza e Itacurubi.
O coordenador da Defesa Civil estadual, tenente-coronel Oscar Moiano, avalia que o auxílio pode ser estendido a outras cidades:
- A princípio, os caminhões vão ficar de 15 a 20 dias nesses 16 municípios. Provavelmente, esse número vai ser ampliado na próxima semana, em função da avaliação da demanda. Mas, claro, estamos na expectativa que chova.