Atualizada às 16h45min
Um novo recorde mobilizará gaiteiros no domingo em Almirante Tamandaré do Sul, no norte do Estado. A meta é reunir mais de 1 mil músicos no VII Gaitaço. A três dias do evento, os primeiros participantes começam a chegar de municípios da Região Sul e até de outros países. Todos estão com repertório ensaiado e ansiosos pelo desafio.
Como o município não tem hotel, a maioria fica na casa de gaiteiros de Almirante Tamandaré do Sul ou monta acampamento em área próxima da cidade. Quem mora na região, costuma vir apenas no dia do evento. Para incentivar os participantes, os organizadores vão sortear duas gaitas aos músicos inscritos.
Das 14h às 16h de domingo, os participantes tocarão dez canções. Entre elas, estão clássicos da música gaúcha como Querência Amada, Lembranças e Tordilho Negro. As partituras para o ensaio prévio dos músicos foram entregues com o folder de divulgação do Gaitaço. Uma estratégia ousada à prova de qualquer desafino.
- A gaita é nosso símbolo e vamos honrá-la no domingo. Afinal, não temos o título de Terra do Gaitaço em vão - conclama Antônio Sérgio Martins de Oliveira, o Serjão, coordenador do evento.
Na última edição, em 2010, o Gaitaço reuniu cerca de 800 gaiteiros. O recorde foi em 2008, quando 921 músicos participaram. Reconhecido como maior evento do gênero no país, o Gaitaço aposta na nova geração de músicos para superar a barreira dos 1 mil participantes. Até aula virtual é feita para formar gaiteiros identificados com a região.
A novidade foi lançada pelo professor de acordeon Jeferson Oliveira. Ele dá aulas em Carazinho e Almirante Tamandaré do Sul, mas expandiu o ensino online. O professor conta que a divulgação virtual também motiva alunos de outros estados, inclusive alguns ex-moradores da região, a participarem pela primeira vez do Gaitaço.
- Só em Tamandaré tenho dez alunos, a maioria jovens e todos inspirados no sucesso do Gaitaço para aprender - explica Oliveira.
Paralelo ao Gaitaço, o município realiza a IV Expotamandaré, que reúne comerciantes e prestadores de serviço do município de sexta-feira a domingo. A programação acontece no centro da cidade e no campo de futebol da cidade. A entrada é franca. No Gaitaço, há um extra: quem fizer a inscrição ganha o almoço grátis.
SERVIÇO
- VII Gaitaço, em Almirante Tamandaré do Sul
- Domingo, 22 de abril, das 14h às 16h
- Inscrições e entrada franca
- Mais informações: (54) 9972-6430, com Serjão
Recorde à vista no Norte
Músicos começam a chegar a Almirante Tamandaré do Sul para o VII Gaitaço
Organizadores pretendem reunir mais de 1 mil gaiteiros domingo no norte do Estado. Dez músicas serão tocadas pelos participantes a partir das 14h.
Leandro Becker
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: