Um protesto de estudantes da Unipampa terminou em confronto com a Brigada Militar (BM) em Caçapava do Sul, na região central do Estado. Um aluno gravou a confusão e divulgou o vídeo na internet.
Na manifestação filmada, os estudantes trancaram uma das ruas que dá acesso ao campus e passaram pela polícia com faixas. Um dos policiais, então, segura o cartaz e tenta impedir que os alunos sigam protestando. Na sequência, este brigadiano e um colega agridem com cacetetes alguns dos manifestantes, inclusive pelas costas. Houve correria e gritaria e o material acab ou confiscado.
De acordo com o estudante Thiago Moreira Passos, que participou da ação, o grupo falhou em não ter comunicado a polícia sobre o movimento. Entretanto, ele considera exagerada a ação da BM.
- No vídeo está claro que a polícia daqui de Caçapava está completamente despreparada - disse.
Os estudantes protestavam contra os baixos recursos repassados à universidade para bolsas de permanência. Neste ano, R$ 73 mil foram entregues, pelo governo federal, a todos os campi da Unipampa, valor que seria insuficiente para atender a demanda. A forma de distribuição das bolsas também recebeu críticas dos alunos.
Para o diretor do campus Caçapava do Sul da Unipampa, Maximilian Fries, o protesto dos estudantes é legítimo. Segundo ele, a universidade disponibiliza todas as bolsas possíveis a partir da avaliação da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários. A distribuição ocorre de acordo com a necessidade dos estudantes.
- Acho válido o protesto e até estive conversando com os estudantes, incentivei-os a irem até Brasília para mostrar a situação - comentou.
Fries garantiu que a Unipampa não dá bolsas de permanência para alunos da cidade.
Procurada, a BM afirmou que só se pronunciará sobre as críticas na segunda-feira.
A Bolsa Permanência é um benefício destinado exclusivamente ao custeio das despesas educacionais de beneficiário de bolsa integral do Programa Universidade para Todos (Prouni). Destina-se a estudantes com bolsa integral em utilização do Prouni, matriculados em cursos presenciais. O valor do repasse é de R$ 400.
Tumulto
Manifestação de estudantes termina em confronto com BM em Caçapava
Alunos protestavam contra baixo repasse de verbas para bolsas de permanência. Agressões foram filmadas e divulgadas na internet.
GZH faz parte do The Trust Project