O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, anunciou neste sábado medidas emergenciais de atendimento aos desabrigados pelas fortes chuvas que atingiram a região serrana do Estado. Em nota, o governador disse lamentar profundamente as mortes e determinou o reforço de homens e máquinas para ajudar na limpeza e remoção de destroços em Teresópolis, cidade mais atingida pelas chuvas da sexta-feira.
De acordo com a nota, a Secretaria Estadual de Defesa Civil ofereceu equipamentos e técnicos para auxiliar na avaliação dos riscos na região. Além disso, a Secretaria de Ambiente e Obras também disponibilizou equipamentos. A secretaria de Saúde, que está no local, também forneceu kits aos desabrigados com medicamentos básicos e material curativo para a assistência aos feridos.
Cabral conversou também com o Prefeito do Rio, Eduardo Paes, que disponibilizou a Comlurb - Companhia Municipal de Limpeza Urbana para auxiliar na limpeza da cidade. Segundo Ícaro Moreno, Presidente da EMOP (Empresa de Obras Públicas do Estado), a partir de segunda-feira, o governo do Estado fará um levantamento nas localidades de Pimentel, Rosário, Perpétuo e Vale da Revolta para traçar um modelo de ações preventivas nessas comunidades.
- Faremos um trabalho integrado com a Prefeitura nessas áreas, de grande instabilidade, e que foram ocupadas desordenadamente - disse Ícaro.
A prefeitura de Teresópolis já iniciou o processo de cadastramento das mais de 400 pessoas que ainda continuam desalojadas na cidade, depois de terem sido retiradas de suas casas devido ao temporal que atingiu a região serrana do Estado, no fim da tarde desta sexta-feira. O objetivo é identificar as vítimas e levantar as necessidades de cada família, como o recebimento de cestas básicas, o abastecimento de água e o pagamento de aluguel social.
O forte temporal da noite de sexta-feira em Teresópolis, que em apenas quatro horas registrou 160mm, volume esperado para todo o mês de abril, deixou pelos menos cinco mortes, 15 pessoas feridas e 414 desalojados. Os bairros mais atingidos por deslizamentos de terra são Bom Retiro, Coreia, Perpétuo, Pimentel, Quinta Lebrão, Santa Cecília e Vale da Revolta.