Três professores gaúchos estão entre o grupo de 39 professores da educação básica pública do país que recebeu nesta quarta-feira em Brasília o prêmio Professores do Brasil.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, participou da solenidade e entregou os prêmios aos vencedores. Cada educador ganhou R$ 5 mil. Á escola na qual o professor desenvolve o projeto serão entregues equipamentos audiovisuais ou de multimídia no valor de R$ 2 mil.
Nesta quinta edição, concorreram 1,6 mil trabalhos e foram premiados educadores de 18 estados.
Conheça os vencedores gaúchos:
Horizontina
Alessandra Franzen Klein,28 anos, formada em Pedagogia da Educação Especial, pós-graduada em tradução, interpretação e docência em Língua Brasileira de Sinais-Libras. É professora há oito anos da Educação Infantil da Escola Municipal Paraíso Infantil, em Horizontina. A professora adaptou as aulas para as duas línguas, libras e português. Histórias e contos infantis foram adaptados para os sinais a fim de incluir uma aluna surda.
Canguçu
Patrícia Silveira Zaneti é professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Maria Firmina Simon, de Canguçu. Com 41 anos e 21 de profissão, é formada em Ciências Sociais e Políticas e Pedagogia. Ela reuniu 200 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental para trabalhar a conscientização sobre os direitos e deveres de cada um. Promoveu trabalhos sobre a escola que os estudantes têm e a escola que eles querem ter. A partir daí construíram lixeiras e uma pracinha para os colegas menores e agregaram a família no trabalho.
Arroio Grande
Ivan Nunes Gonçalves (foto), 44 anos (26 de profissão), professor de química do Instituto Estadual Aimone Soares Corriconde, de Arroio Grande. É formado em Ciências Físicas e Biológicas e graduado em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Ele agregou as turmas do 2º e do 3º anos do Ensino Médio, no ano letivo de 2010. A ideia era superar a falta de um laboratório e permitir um olhar diferenciado para o lixo. Com máquinas fotográficas e filmadoras, os alunos percorrem as ruas para registrar o lixo. Foram mais de 700 fotografias e 50 vídeos.
Exemplos na educação
Três educadores gaúchos recebem prêmio Professores do Brasil
Vencedores trabalham em Horizontina, Canguçu e Arroio Grande
GZH faz parte do The Trust Project