Menos calórica do que a maioria dos sucos de frutas naturais, a água de coco é uma das melhores opções para aliviar o calor. Além de saborosa, essa bebida tem um alto potencial quando o assunto é reidratação.
- A água de coco age como um isotônico natural, isto é, contém uma composição de minerais que satisfaz as necessidades do organismo quando é necessária uma reidratação - explica a nutricionista Joana Lemos.
A água de coco é rica em potássio e outros sais minerais que, quando consumidos na quantidade correta, agem como um relaxante muscular. De acordo com Joana, ela também pode ser utilizada na hidratação em casos de suor excessivo, durante a prática de exercícios físicos e em casos mais graves como a diarreia. O coco também possui carboidrato, proteína, gordura, vitaminas A, B1, B2, B5 e C e magnésio.
Entre os pontos positivos desta bebida, está a quantidade de calorias. Em 300ml, a média é de 54kcal. Apesar de não existir relação entre o seu consumo e o emagrecimento, a substituição de líquidos mais calóricos, como refrigerantes e sucos, pela água de coco, é uma forma de perder peso.
A quantidade diária indicada dessa água, segundo a nutricionista, depende da idade da pessoa, do exercício físico praticado e da presença ou não de doenças.
- Mas uma quantidade de 300mL é suficiente para a maioria das pessoas - recomenda ela.
Quem pratica esportes por longos períodos também ganha benefícios com a ingestão da água de coco. A bebida repõe rapidamente a energia perdida com o esforço físico e ainda contém os sais minerais para a hidratação.
Cuidados na hora de comprar
A popularização da água de coco teve como consequência natural a industrialização da bebida. Segundo Joana, é preciso estar atento a alguns detalhes na hora de comprar o produto.
- Após aberto, ele deve ser consumido em até cinco dias. A bebida industrializada sofre alguns processos como pasteurização e adição de conservantes para que tenha uma maior durabilidade. No entanto, observando a fonte do produto, as águas industrializadas conseguem manter muitas das características originais e podem ser consumidas, sem problemas - revela.
Mesmo para quem adquirir o produto in natura é preciso observar se a fruta está devidamente refrigerada. Além disso, o coco deve ser aberto em frente ao consumidor, para evitar que já esteja aberto há mais tempo, ocasionando uma possível contaminação.
Prestando atenção nestas dicas, conforme Joana, é só aproveitar os benefícios que água tem a oferecer. Além disso, é possível fazer dela alguns usos criativos.
- A água de coco é utilizada em vários pratos no lugar da água mineral para dar um sabor especial. Já para aproveitar as suas propriedades hidratantes o melhor é ingeri-la natural, ou batida com outras frutas - sugere a nutricionista.