Ainda não há uma definição sobre o total de mortes provocadas por desabamentos de encostas em consequência das fortes chuvas que atingem o Estado do Rio de Janeiro. Novos números são divulgados a cada instante. A Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Rio, divulgou um balanço, às 14h30min, que apontava 27 mortes (veja a nota oficial na íntegra abaixo).
O site da prefeitura de Teresópolis, principal cidade atingida pela enchente, informa que foram confirmadas 48 mortes até a tarde desta quarta-feira.
>> Está na região serrana do Rio de Janeiro? Mande seu relato.
No entanto, as informações são desencontradas. Por volta das 16h50min, o site G1 informava que o número de mortes chegava a 114 na Região Serrana, e que havia pelo menos 1280 desalojados em Teresópolis e 960 desabrigados.
Por volta das 16h, a Agência Brasil afirmou que o número de mortes já chega a 96 (71 em Teresópolis, 18 em Petrópolis e sete em Nova Friburgo).
Já o site do Estado de S. Paulo informa que a chuva já causou a morte de 117 pessoas na região serrana do Rio.
Confira as cidades afetadas por deslizamentos no Rio:
Segundo a Agência Estado, o prefeito Jorge Mário Sedlacek decretou estado de calamidade pública e informou que equipes ainda buscam sobreviventes em diversas áreas do município. Ele estima que o número de desabrigados já passa de 1 mil.
- É a maior catástrofe da história do município - afirmou em entrevista ao telejornal RJTV, da TV Globo.
Além de moradores, entre as vítimas, estão bombeiros que trabalhavam no resgate das vítimas que foram soterrados por deslizamentos de terra.
O Ginásio Poliesportivo Pedrão, no centro de Teresópolis, está preparado para receber as pessoas que perderam suas casas. A prefeitura também está pedindo donativos, que poderão ser entregues no local. Quem quiser ajudar, pode doar roupas, agasalhos, cobertores, colchonetes e produtos de higiene pessoal.
Em Teresópolis, cerca de 800 pessoas trabalham na operação de atendimento aos atingidos pela chuva.
Confira a nota oficial do governo do Rio:
"A secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil informa balanço parcial das vítimas fatais em função das fortes chuvas que atingem o Estado desde a tarde de ontem. A Secretaria também esclarece que até este momento a Defesa Civil estadual não tem um balanço, mesmo que parcial, do número de pessoas desabrigadas e desalojadas, uma vez que militares da corporação ainda estão em campo, ajudando os municípios mais afetados a socorrem as vítimas.
Teresópolis: total de 11 vítimas
Bairro Jardim Serrano - 4 vítimas fatais (3 do sexo masculinos com idades de 12, 23 e 42 anos e 1 do sexo feminino, de 17 anos)
Bairro Vale Feliz - 4 vítimas fatais (ainda não tem informações de sexo e idade)
Bairro Espanhol - 1 vítima fatal (sem informação sobre de sexo e idade)
Bairro Salaco - 2 vítimas fatais (sem informação sobre sexo e idade)
Petrópolis: total de 6 vítimas
Bairro Brejal (duas vítimas, sem informação sobre sexo e idade)
Bairro Ponte Vermelha (uma vítima, sexo masculino, adulto)
Bairro Gentil (uma vítima, criança, sexo masculino)
Bairro Madame Machado ( sem informações sobre idade e sexo)
Itaipava: total de 3 vítimas
Bairro Cuiabá (duas vítimas adultas do sexo masculino e uma do sexo feminino, também adulta)
Nova Friburgo: 7 vítimas fatais
3 bombeiros do sexo masculino
Bairro Olaria - 3 vítimas, uma do sexo masculino com 64 anos, uma criança e um bebê, com idade e sexo ainda não informados)
Bairro Vila Velha - 1 mulher de 30 anos
Em Nova Friburgo ainda há um bombeiro soterrado ainda não encontrado. Outros três militares que ficaram soterrados foram socorridos, dois em estado grave e um com escoriações. Foram levados para o hospital."