Apesar de evoluir, o Ensino Médio permanece sendo a pedra no sapato do desenvolvimento educacional gaúcho. Mais de 75% das escolas da rede estadual alcançaram notas abaixo do considerado ideal no Sistema do Rendimento Escolar do Rio Grande Sul (Saers), realizado em 2009 e divulgado ontem pela Secretaria da Educação (SEC).
Confira abaixo as 50 escolas com melhor desempenho:
> Nos 2º e 3º anos do Ensino Fundamental
> Nos 5º e 6º anos do Ensino Fundamental
> No 1º ano do Ensino Médio (em Português)
> No 1º ano do Ensino Médio (em Matemática)
Gradualmente, os alunos avançam, mas a passos lentos. Na prova de matemática, os estudantes conseguiram retomar os pontos perdidos no teste passado e voltaram a patamares da primeira avaliação de 2007. O rendimento, porém, permanece muito baixo, com 88% das unidades tendo médias consideradas básicas. Numa escala de 0 a 500, a nota geral ficou em 263,1, longe do nível considerado adequado pela SEC, entre 315 e 365.
Em português, o desempenho cresce, mas ainda não há motivos para celebrações. Pouco mais de 75% da escolas não conseguiram atingir as médias ideais (entre 285 e 335).
As dificuldades para o Ensino Médio decolar são reconhecidas pelo titular da SEC, Ervino Deon, que vislumbra um caminho longo.
- O Ensino Médio tem os maiores índices de reprovação e evasão escolar. Temos que tornar as aulas mais atraentes. O estímulo ao ensino profissionalizante é a melhor saída - diz Deon.
O rendimento crescente das séries iniciais no Saers poderá emperrar quando os alunos chegarem aos anos finais. Para Deon, as metas do Ensino Fundamental têm condições de serem atingidas antes de 2022, ano limite estabelecido pelo Movimento Todos Pela Educação. Já o Ensino Médio, terá de melhorar muito para chegar lá.
Notícia
Saers: mais de 75% das escolas da rede estadual têm rendimento abaixo do ideal
Teste da SEC mostra que Ensino Médio evoluiu, mas rendimento ainda preocupa
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