A Lojas Renner S.A. lançou recentemente dois guias relacionados à sustentabilidade. Um deles, de Adaptação para Riscos Climáticos, oferece informações e sugestões para ampliar a resiliência das empresas diante das mudanças no clima. O outro, de Moda Circular, mostra como é possível aplicar conceitos da circularidade ao setor têxtil, estimulando processos mais responsáveis em toda a cadeia produtiva.
Os guias, uma iniciativa inédita no mercado brasileiro, são digitais e estão disponíveis no siteda varejista para todos aqueles que tiverem interesse em consultá-los. Em setembro foram apresentados em primeira mão para os fornecedores que confeccionam os produtos comercializados por suas marcas, durante a Feira de Inovação e Sustentabilidade da companhia, que ocorreu em Florianópolis (SC).
A rede de fornecimento é parte fundamental da estratégia de sustentabilidade da Lojas Renner S.A. e já participa de uma série de programas de capacitação voltados para este tema. As publicações devem contribuir ainda mais com o seu trabalho, disseminando informações de maneira simples e prática. Além disso, os materiais servem de insumo para outros empreendedores, estudantes e cidadãos que buscam construir futuros melhores.
“A moda está em transição e nós, da Lojas Renner, somos um agente desta transformação. Nossa jornada na área da sustentabilidade sempre envolveu muita pesquisa que proporcionou avanços importantes na forma como pensamos e conduzimos o negócio”, explica o gerente geral de Sustentabilidade, Eduardo Ferlauto. “Ao lançar esses guias e compartilhar muito do conhecimento adquirido até aqui, nosso objetivo é fazer a diferença para outros negócios e para a sociedade. Todos podem ser parte dessa evolução.”
O guia de Adaptação para Riscos Climáticos é uma ferramenta para auxiliar as empresas no planejamento e na aplicação de medidas de mitigação e adaptação aos efeitos das mudanças do clima, a exemplo das enchentes que devastaram boa parte do Rio Grande do Sul em maio deste ano. Baseada na experiência da própria Lojas Renner S.A., que desde 2020 divulga anualmente seus principais riscos frente à alteração do clima, a publicação aborda os efeitos do aquecimento global, mapas de ameaças por regiões do Brasil e os possíveis impactos sobre todos os aspectos dos negócios.
Já o guia de Moda Circular propõe transformações no desenvolvimento de coleções a partir de iniciativas que reduzem o consumo de água e de matérias-primas virgens, priorizando insumos duráveis e recicláveis, além de diminuir a geração de resíduos. Apresenta ainda os princípios da circularidade e dá orientações sobre tipos de fibras, processos e estratégias de design voltadas à ampliação da vida útil dos produtos e sua reinserção na cadeia produtiva.
“Queremos fomentar a inovação em toda a nossa cadeia de fornecimento, criando as condições para aprimorar cada vez mais a eficiência dos processos, sempre com a qualidade e a sustentabilidade como fio condutor. Sabemos que a cooperação é fundamental para seguirmos avançando nos nossos compromissos públicos de sustentabilidade e proporcionando uma jornada de compra responsável para os nossos clientes”, diz Ferlauto.
No seu segundo ciclo de compromissos públicos, um dos objetivos da Lojas Renner S.A. é fazer a transição para uma economia de baixo carbono com metas baseadas na ciência, criando as condições de chegar à neutralidade climática (net zero) em 2050.