Com o objetivo de dar apoio às comunidades carentes durante a pandemia de coronavírus, a Arcos Dorados, maior franquia do McDonald’s no mundo, está realizando uma série de ações. Entre elas, a doação de mais de 43 toneladas de alimentos para instituições beneficentes no Brasil que se dedicam a preparar e oferecer refeições para a população carente em diversos Estados do país.
Os alimentos doados compõem a lista de ingredientes utilizados no menu dos restaurantes da rede, como carne, ovos, tomate, cenoura, alface, mix de folhas e cebola, entre outros. A empresa contou com o apoio da Martin Brower, parceira logística do McDonald’s, que contribuiu com a armazenagem e entrega dos alimentos, garantindo o correto transporte dos ingredientes.
As doações estão sendo destinadas à organização não governamental Banco de Alimentos, ao projeto beneficente Mesa Brasil e para outras instituições, como Associação Católica dos Samaritanos, Liga Solidária, Associação Sol e Arsenal da Esperança.
Segundo Luciana Quintão, presidente e fundadora do Banco de Alimentos, esse tipo de doação tem sido de grande importância:
— Além de esses alimentos terem chegado no prato de pessoas em vulnerabilidade social, essas parcerias nos permitem construir, no futuro, um mundo mais evoluído e solidário, pois vamos motivando outras empresas do mercado a seguir o mesmo exemplo. Afinal, o último lugar em que o alimento deveria parar é o lixo — comenta Luciana.
A iniciativa se soma às diversas ações realizadas pela Arcos Dorados em toda América Latina e no Caribe. No Brasil, além dos alimentos para instituições, foram realizadas ações de reconhecimento ao trabalho de quem está na linha de frente no combate ao coronavírus.
A companhia está promovendo a campanha McObrigado, com a doação de 100 mil combos com produtos McDonald’s para profissionais da saúde e caminhoneiros em mais de 60 cidades. Em Porto Alegre, trabalhadores do Hospital Cristo Redentor e do Posto de Saúde Modelo foram presenteados com lanches na saída de seus turnos.
Além disso, a empresa vem apoiando micro e pequenos negócios do setor de alimentação, com o oferecimento de um curso online e gratuito, que já conta com mais de 2 mil inscritos, em que são compartilhados os protocolos de segurança do alimento, de higiene e desenvolvimento sustentável aplicados pela rede. Para conferir o conteúdo dos módulos já ministrados e se inscrever nos próximos, basta acessar o site https://trilhas.info/.