Uma cesta com alimentos fresquinhos, direto do produtor para a mesa do consumidor com apenas um clique. Essa é a proposta da ferramenta Feira em Casa, lançada na última sexta-feira (8), pela Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares (CAAF), de Caxias do Sul, na Serra. A plataforma veio para driblar os efeitos do distanciamento social e representa uma alternativa para reduzir os impactos econômicos trazidos pela estiagem.
— É muito prático. Já recebemos pedidos e telefonemas de pessoas dizendo que gostaram — comemora Marcos Carlos Regelin, 59 anos, gerente da CAAF.
Até o início deste ano, os agricultores faziam entregas diretamente em instituições como escolas, quartéis e hospitais do município. Em março, com a chegada do coronavírus ao Estado, passaram a receber encomendas por telefone e fazer entregas à domicílio. Foi então que a cooperativa, que já vinha estudando o mercado de vendas pela internet, decidiu criar uma ferramenta online para vender os alimentos. Entidades como Sebrae e Emater apoiaram a iniciativa.
No site, é possível encontrar cestas prontas, com cerca de 10 itens como frutas, verduras, legumes, ovos, cucas e doces caseiros. Os produtos, entregues na área urbana de Caxias do Sul, variam a cada semana. A cooperativa pretende lançar, nos próximos dias, uma modalidade de customização de cestas, onde o consumidor pode elencar outros alimentos.
Segundo Regelin, cerca de 50 cestas são entregues à domicílio por dia, e as vendas para o consumidor final já representam 15% do faturamento da cooperativa. Lançada em meio à pandemia, a plataforma deve seguir funcionando mesmo com a flexibilização do distanciamento social:
— Entendemos que é uma constante, um serviço que chegou para ficar. Depois que a pandemia passar, o consumidor vai continuar precisando disso.
A ferramenta é mais um exemplo de iniciativa para driblar os efeitos da pandemia na agricultura familiar. Conforme a coluna mostrou em abril, a Emater criou um portal onde é possível ver uma lista de agroindústrias, o que vendem e contatos para facilitar a venda. Na última semana, a UFSM lançou uma plataforma online que atende consumidores em cidades do norte do Estado.
Com Rossana Ruschel