As Olimpíadas de Paris entraram para a história do vôlei brasileiro masculino de maneira negativa. Com a eliminação nas quartas para os EUA na quadra, somada às quedas das duplas Evandro/Arthur e George/André, o Brasil ficou de fora da semifinal dos Jogos pela primeira vez desde 1996, em Atlanta.
Na última edição, em Tóquio, o vôlei já havia ficado de fora do pódio, mas, pelo menos, o time de quadra avançou até a semifinal. Na disputa do bronze, foi derrotado pela Argentina por 3 a 2.
Jogos Olímpicos de Atlanta 1996
A edição de 28 anos atrás era a primeira participação do vôlei de praia nos Jogos Olímpicos. As duplas brasileiras eram Roberto Lopes/Franco Neto e Zé Marco/Emanuel, ambas cabeças de chave.
As duas duplas foram eliminadas já na terceira rodada. Roberto Lopes e Franco caíram para dupla espanhola (Bosma e Jimenez), enquanto Marco e Emanuel foram derrotados por Dodd e Whitmarsh, dos Estados Unidos
Já o time de quadra, que havia sido campeão inédito em Barcelona, foi eliminado nas quartas pela Iugoslávia, por 3 sets a 2. O Brasil ficou na quinta colocação depois de vencer Argentina e Cuba nas disputas por posição.