O estreante em Olimpíadas Luiz Mauricio da Silva, 24 anos, garantiu uma vaga na final do lançamento de dardo após atingir a marca de 85m91cm, sua melhor marca na carreira, recorde brasileiro e sul-americano.
Natural de Juiz de Fora, Minas Gerais, o atleta iniciou sua trajetória no atletismo em 2012, quando conheceu Jefferson Verbena, seu treinador no projeto Cria da Universidade Federal de Juiz de Fora. Lá, Luiz permaneceu até 2020, quando começou a pandemia de Covid-19. Por conta do vírus, o centro de treinamento da universidade foi fechado e ele precisou improvisar, treinando na rua de casa.
Porém, no mesmo ano, as coisas mudaram. O atleta já havia sido procurado pelo Exército Brasileiro para integrar o Programa de Alto Rendimento do Ministério da Defesa. Com a impossibilidade de treinar em Juiz de Fora, a ida dele para o Rio de Janeiro foi costurada para que pudesse usar as dependências da Confederação Brasileira de Atletismo. Atualmente, Luiz Maurício é terceiro sargento.
Desde a base até as competições adultas, Luiz Maurício conquistou marcas e títulos importantes em disputas estaduais, nacionais e internacionais. É prata no Pan-Americano sub-20 em 2019 e ouro no Troféu Brasil de Atletismo adulto em 2020.
Desde fevereiro Luiz faz parte do Praia Clube, de Uberlândia, equipe que tem aumentado o investimento nos esportes olímpicos e paraolímpicos e que tem 20 brasileiros em Paris 2024.