O Brasil terá um representante na final do lançamento de dardo. Nesta terça (6), Luiz Maurício da Silva lançou para 85m91cm, sua melhor marca na carreira, recorde brasileiro e sul-americano.
Ele passou para a decisão com o sexto melhor lançamento. A final será na próxima quinta, a partir das 15h25min (horário de Brasília).
— Um recorde pessoal nas Olimpíadas, não sei o que falar. Foi uma surpresa muito grande. Estar competindo com os melhores e estar na final é sem palavras. É voltar para a final com outra cabeça. Foi um bom lançamento. Gostei muito da qualificação. Chegar na final e ir para cima — disse o brasileiro à TV Globo após a classificação.
A marca de qualificação era 85m e o brasileiro conseguiu alcançar a distância na terceira e última tentativa. No entanto, a prova de Luiz Maurício foi de evolução.
No primeiro lançamento, fez 81m62, se aproximando dos 85m. Na segunda, mandou o dardo aos 83m21cm. Por fim, alcançou 85m91cm, o que lhe garantiu a vaga na final.
Outro brasileiro também participou das eliminatórias, mas não conseguiu a classificação. Pedro Henrique Rodrigues fez 79m46cm.