Mesmo sem as condições ideais, o surfe voltou a ser disputado no mar de Teahupo'o, no Taiti. Mais uma vez, assim como ocorreu nos Jogos de Tóquio, Gabriel Medina parou nas semifinais. Na tarde desta segunda-feira (5) no Brasil, manhã pelo horário local, o brasileiro foi superado pelo australiano Jack Robinson e disputará o bronze.
Com a ondulação em baixa, foram quase 10 minutos de bateria aguardando o momento certo. Robinson foi primeiro e conseguiu um 0.50. Em seguida, emendou um 4.50. Medina logo tirou um 6.33 da cartola.
Com sorte, e também com talento, o australiano pegou um belo tubo, somando um 7.83. Passada a metade da prova, o brasileiro precisava de um 6.01 para reverter a vantagem do rival. Foram minutos angustiantes, de mar praticamente liso, o que tirou qualquer chance de Medina somar o montante necessário para evitar e eliminação.
Na decisão, Jack Robinson enfrentar o francês Kauli Vaast, que bateu o peruano Alonso Correa com uma combinação de 10.96 contra 9.60, ainda nesta segunda.