O Brasil começou com derrota nesta quarta-feira (1º) no judô. Na categoria até 100kg, Leonardo Gonçalves, em sua estreia em Olimpíadas, perdeu para Dzhafar Kostoev, dos Emirados Árabes Unidos. O judoca árabe avançou às oitavas do torneio.
Com uma pontuação para cada lado no tempo normal, o duelo foi para o golden score (ponto de ouro). O judoca árabe, então, aplicou um wazari no brasileiro e acabou vencendo a luta.
Os torcedores presentes, porém, discordaram da decisão do juiz e vaias foram ouvidas após a arbitragem decretar a derrota de Leonardo.
Atleta da Sogipa, o paulista lamentou a derrota:
— Foi um lance interpretativo, muito difícil de ver. Não tem mais o que fazer, já sai dali. Achei que foi uma luta boa, deixei tudo dentro do tatame. Como um fã de judô, vi muito gente falando, as regras têm que ser seguidas, como ser humano também erram — disse o judoca, que completou:
— Venho me dedicando há muito tempo, moro longe da família, dou meu máximo todos os dias, realmente é doloroso perder na primeira luta. Queria agradecer para todo mundo que tá torcendo no Brasil. Dei meu máximo.
O judoca ainda pode lutar pelo pódio em outra categoria. Isso porque ele faz parte do time brasileiro que brigará por medalha na equipe mista. A competição ocorre no sábado (3) a partir das 5h (horário de Brasília).