O Brasil estará representado por Guilherme Costa, o Cachorrão, na maratona aquática dos Jogos Olímpicos de Paris nesta sexta-feira (9), às 2h30min. O carioca de 25 anos será o primeiro brasileiro a competir na natação e nas águas abertas em uma edição de Olimpíada.
A oportunidade de disputar os 10 km das águas abertas no Reio Sena veio por causa de uma regra extraordinária estabelecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Se um país não tiver um representante na prova, permite-se que nadadores com índices nos 800 metros e 1.500 metros na piscina se inscrevam. É o caso de Guilherme Costa, que mal teve como se preparar para a prova adicional.
— Não tive praticamente nada de treino. Eu sei que eu aguento nadar a prova, eu vou conseguir. O principal é saber me posicionar bem, porque é uma prova muito imprevisível. Se eu estiver no pelotão da frente no final, tudo pode acontecer — disse Cachorrão.
Serão 31 participantes. Medalha de ouro no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos 2023 e em Tóquio 2021, o alemão Florian Wellbrock está entre eles, assim como o terceiro colocado no mundial, o também alemão Oliver Klemet. O húngaro Kristóf Rasovszky, prata na Copa do Mundo, fecha o trio de favoritos na maratona olímpica.