Com Rebeca Andrade e companhia, a ginástica artística tem sido uma das maiores atrações das Olimpíadas de Paris para os brasileiros. A atleta, inclusive, garantiu uma medalha de prata no individual geral para o país. Na disputa por equipes, o Brasil ficou com o bronze nos Jogos de 2024.
Além disso, a modalidade tem os olhos do mundo por conta de Simone Biles. As atuações da ginasta norte-americana são espetáculo garantido para fãs do esporte.
Contudo, a ginástica artística está longe de ser um dos esportes mais populares, pois não está diariamente nos holofotes da mídia, a exemplo do futebol. Com isso, vários termos utilizados nas transmissões podem parecer estranhos para quem os ouve. Você conhece alguns deles? Confirma as palavras abaixo e se atualize para às finais por aparelho, que começam neste sábado (3).
Glossário da ginástica artística
Aéreo - manobra na qual o ginasta realiza uma rotação completa no ar sem tocar o aparelho.
Amplitude - altura ou grau de execução de um movimento.
Aparelhos - diferentes provas ou equipamentos específicos utilizados pelos ginastas. Entre os exemplos estão barras assimétricas, salto e solo.
Back flip - movimento no qual o ginasta salta com um ou dois pés para trás, se apoia com as mãos e aterrissa de pé.
Bonificação - ocorre quando os ginastas optam por executar elementos vistos pelo júri como de grande dificuldade. Assim, o júri pode dar bonificações aos atletas, conforme prevista no Código de Pontuação.
Carpado - pernas estendidas formam um ângulo preferencialmente de 90 graus com o tronco do ginasta.
Cat leap - salto no qual o ginasta salta com um pé e eleva um joelho e depois o outro.
Cossaco - mortal no qual as duas pernas ficam horizontais em relação ao chão, uma perna reta e a outra com o joelho dobrado.
Dedução - descontos na pontuação por erros, má conduta ou infrações ao regulamento técnico.
Elemento - qualquer movimento executado pelo ginasta que possui valor de dificuldade definido pelo Código de Pontuação da modalidade.
Entrada - forma como o ginasta inicia a sua apresentação e o contato com o aparelho.
Empunhadura - forma como o ginasta pode se segurar aos aparelhos.
Espacato - afastamento máximo das pernas estendidas.
Grupado - posição assumida pelo ginasta quando ele aproxima os joelhos do peito, os calcanhares do glúteo, as costas arqueadas para a frente e a cabeça flexionada, podendo segurar os joelhos com as mãos.
Passada - sequência de elementos executados pelo ginasta. Termo geralmente utilizado no solo.
Rotações - elementos realizados pelos ginastas que apresentam giro em algum dos eixos corporais.
Série - exercícios que os ginastas apresentam na competição.
Salto mortal - técnica em que o ginasta impulsiona-se no solo com os dois pés, salta e gira sobre o seu corpo livremente no ar, para frente ou para trás, com 360 graus de rotação em relação a si, finalizando de pé sobre o solo.
Saída - forma como o ginasta finaliza o contato com o aparelho e a sua apresentação.
Twist - o mesmo que pirueta ou parafuso. Giro do corpo sobre o eixo longitudinal. Ou seja, girar o corpo para a esquerda ou para a direita, com ou sem o apoio dos pés.