A Espanha está classificada às semifinais do futebol feminino nos Jogos Olímpicos de Paris. Mas a vaga foi muito mais suada do que as atuais campeãs do mundo esperavam. A seleção colombiana chegou a abrir 2 a 0, mas não conseguiu administrar a vantagem e viu as adversárias empatarem nos acréscimos da segunda etapa.
O 2 a 2 levou tudo à prorrogação e, depois, aos pênaltis. Foi então que brilhou a estrela espanhola, que converteu suas quatro cobranças e viu Cata Coll defender um penal para garantir o 4 a 2 e a classificação. Agora, a Espanha espera o vencedor de Brasil e França, que duelam às 16h.
As sul-americanas iniciaram a partida surpreendo as espanholas. Aos 11 minutos, Mayra Ramírez driblou a marcação, saiu cara a cara com Cata Coll, e bateu colocado, para colocar a Colômbia à frente no placar. A partir de então, as atuais campeãs do mundo se alçaram ao ataque, e começaram a exigir boas defesas de Tapia, goleira do Palmeiras.
A vitória mínima foi mantida até o seis minutos do segundo tempo, quando Linda Caicedo puxou contra-ataque rápido pela direita e arriscou em gol. Cata Coll fez a defesa, mas deixou a bola viva no centro da área. Leicy Santos brigou com a marcação e conseguiu o rebote, para estufar as redes e ampliar a vantagem colombiana.
Com o 2 a 0 contra, a Espanha teve de ir para o tudo ou nada. E foi assim que conseguiu descontar, aos 33 minutos. Após levantamento para a área, Tapia afastou mal e a bola sobrou para Hermoso bater de primeira, diminuindo a vantagem adversária. Logo na sequência, ela mesma teve a chance de igualar o resultado, mas mandou para fora.
As atuais campeãs do mundo não desistiram e contaram com os 14 minutos de acréscimo para buscar o empate. Aos 51 do segundo tempo, Paralluelo cruzou à área e Paredes apareceu entre as defensoras para mandar para as redes. Jogo empatado e prorrogação confirmada.
Nos 34 minutos de prorrogação, a Espanha foi amplamente superior e teve volume de jogo para buscar a virada. Mas sem sucesso. Sempre que exigida, Tapia parou o forte ataque adversário, garantindo a definição nos pênaltis.
Nas penalidades, o melhor time do mundo não desperdiçou. Mariona, Navarro e Paralluelo e Bonmatí converteram suas cobranças. Enquanto, do lado colombiano, apenas Vanegas e Carabalí passaram pela segunda melhor goleira do mundo, Cata Coll, que ainda parou Catalina Usme e via Salazar isolar. O 4 a 2 garantiu o avanço espanhol.
A decisão da semifinal, contra Brasil ou França, será na terça-feira (6), às 16h, no Estádio Velódrome, em Marseille.