O lutador cubano Mijaín Lopez Nuñez venceu pela quinta vez consecutiva a competição de luta olímpica na categoria 130 kg. Com isso, tornou-se a primeira pessoa a levar o ouro cinco vezes na mesma prova. Mijaín López venceu na final o lutador chileno Yasmani Acosta por 6 a 0 na final, que nasceu em Cuba, mas disputou pelo Chile.
— Com Acosta tivemos uma irmandade. Sempre fomos amigos da luta — disse López à AFP. — Em Cuba ele era a segunda figura da minha divisão. Agora está no Chile, e continuamos com essa mesma irmandade — afirmou antes da luta.
Com a façanha, López superou seis atletas que conseguiram o ouro em quatro Olimpíadas seguidas: os americanos Michael Phelps, Carl Lewis, Al Oerter e Katie Ledecky, o dinamarquês Paul Elvstrom e o japonês Icho Kaori. Antes de vencer em Paris, ele conquistou o ouro em Pequim (2008), Londres (2012), Rio de Janeiro (2016), Tóquio (2021)
Nascido em Herradura, Mijaín López começou no esporte cedo, mas não foi na luta. O cubano chegou a se aventurar no beisebol antes de fazer história no wrestling.
O cubano, que chegou a ficar dois anos sem treinar depois do ouro nos Jogos de Tóquio, decidiu que vai se aposentar depois de Paris-2024.