Maior ícone do tênis de mesa brasileiro, Hugo Calderano terá menos de 48 horas para se reerguer. Visivelmente abatido após ser derrotado na semifinal pelo jovem azarão sueco Trul Morengard, o carioca de 28 anos afirmou a ZH que precisará "resetar" a mente antes da disputa pelo bronze, neste domingo (4), contra o francês Felix Lebrun, de apenas 17 anos.
— Consegui chegar a uma semifinal, mas estou muito triste com essa derrota. O sentimento é de raiva e de tristeza. Mas, ao mesmo tempo, preciso resetar o mais rápido possível e voltar bem agressivo para a disputa pelo bronze — disse.
Sexto do mundo e um dos favoritos ao pódio, Calderano conseguiu escapar ao longo da competição dos chineses, que dominam a modalidade, mas foi superado por quatro games a um por Morengard, 22 anos, apenas o 26° colocado no ranking mundial. O sueco é considerado a sensação do tênis de mesa nas Olimpíadas desde que eliminou, na segunda rodada, o chinês Wang Chuqin, número 1 da modalidade.
— Eu tive boas chances na partida (contra o sueco) principalmente no início, mas acho que (a vitória) foi bastante mérito dele. Ele tem um estilo de jogo bem diferente, com muita agressividade. Então, acho que isso dificultou que eu encontrasse o meu ritmo e apresentasse o meu melhor nível. Claro que não estou feliz com o jogo que eu fiz e que é muito dolorosa essa derrota. Mas, ao mesmo tempo, preciso resetar para disputar o bronze — completou Calderano, utilizando mais uma vez o verbo "resetar".
O abatimento de Calderano durante a entrevista concedida na zona mista da Arena Paris Sul foi tão grande que os próprios repórteres tomaram a iniciativa de lembrar ao atleta de que ele havia acabado de conduzir o tênis de mesa brasileiro ao seu melhor resultado da história em Olimpíadas.
— Sei que a campanha foi bem positiva, mas é muito difícil pensar assim agora. Claro que eu tenho noção da importância dessa campanha e de tudo o que eu estou fazendo pelo tênis de mesa brasileiro, mas, ao mesmo tempo, é muito difícil dizer isso logo depois de uma derrota desse jeito — finalizou.